#CulturaemCasa apresenta mostra inédita de cinema do Vale do Ribeira
Evento conta com obras regionais e destaque para produções que foram sucesso de público e crítica, como “O menino e o mundo”
De 18 a 26/03, a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaemCasa, idealizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerida pela Organização Social Amigos da Arte, apresenta a “1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira”. A programação conta com doze produções regionais. São cinco filmes de médias-metragens e sete curtas-metragens, além de duas mostras não competitivas de obras convidadas, “Mostra de Longas” e a “Mostrinha”, dirigida ao público infantil com destaque para “O menino e o mundo”.
Para a diretora-executiva da Amigos da Arte, Danielle Nigromonte, proporcionar o acesso à arte, ao cinema em especial, por meio da #CulturaEmCasa, de forma gratuita e com acessibilidade, é um dos pilares da plataforma: “O público brasileiro precisa ter a chance de conhecer obras de artistas e produtores locais, é uma forma de valorizarmos nossa cultura. Contar com a Mostra no catálogo da #CulturaemCasa é motivo de muito orgulho. O cinema nacional conta com grandes obras reconhecidas por público e crítica. A iniciativa aproxima toda a família, pois também conta com produções infantis premiadas”, afirma.
A idealização e a produção da mostra são de dois jovens do Vale do Ribeira, Tadeo e Tales Trigo, com objetivo de despertar a difusão de produções cinematográficas realizadas na região. A direção é de Eduardo Santana, idealizador de vários festivais e membro fundador da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.
Segundo o produtor cultural Tales Trigo, a Mostra é uma oportunidade dos moradores contarem suas próprias histórias. “O público encontrará nas produções selecionadas as histórias, os saberes e a vida da população regional”, adianta Tales.
224 filmes
Os filmes das mostras competitivas foram selecionados entre 224 inscritos. A região do Vale do Ribeira possui histórias e paisagens pouco conhecidas do público. Por ser uma área de grande diversidade, por exemplo, o Vale do Ribeira foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1999.
O ator Francisco Gaspar fez a curadoria das mostras competitivas: “O prazer de descobrir uma região muito próxima à cidade de São Paulo, simultaneamente com a curiosidade do que se produz em audiovisual por quem vive, pensa e realiza seus relatos e transforma em histórias que nos comove e faz pensar sobre a importância do Vale do Ribeira não só para o Estado, mas para o país", Gaspar recebeu o Kikito de melhor ator no Festival de Gramado pelo curta “O.D. Overdose Digital”, de Marcos DeBrito, em 2007.
Homenagem
No mês da mulher, Kátia Coelho é a homenageada da mostra. Como diretora de fotografia, Kátia recebeu mais de 30 prêmios em festivais, entre eles, o Festival de Brasília, o de Gramado, a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Kodak Vision Award, em Los Angeles. Um dos filmes que Kátia atuou como diretora de fotografia, A Via Láctea (direção Lina Chamie), será exibido na programação da Mostra de Longas convidados.
"Escolhemos homenagear a Kátia Coelho pela sua trajetória nacional e internacional. Ela foi a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa no Brasil e teve obras premiadas nos mais importantes festivais do mundo. Tem uma relação com a região por ter participado da Oficina de Cinema em Ilha Comprida, que certamente formou alguns dos realizadores inscritos", explica o produtor Tadeo Trigo.
Premiação
Os filmes vencedores da Mostra Competitiva Regional de Médias e da Mostra Competitiva Regional de Curtas serão escolhidos por júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Marta Russo, Lufe Steffen e Ralph Fredericks. Os vencedores serão divulgados na Cerimônia de Premiação em 26 de março, às 20h, com exibição prevista também pela #CulturaEmCasa.
O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de R$ 1 mil, além do Troféu Papagaio-da-Cara-Roxa. A escolha do nome do Troféu é uma homenagem ao pássaro encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico de animais. Durante a cerimônia, o público também poderá prestigiar quatro filmes de curtas-metragens produzidos nas Oficinas durante o Festival.
Mostras Convidadas
A Mostra convidada de Longas é uma oportunidade do público assistir seis filmes de cineastas consagrados e premiados em festivais nacionais e internacionais. A curadoria é de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Oscar do Cinema Fantástico.
O público também pode conferir a Mostrinha, com seis filmes dedicados ao público infantil e que já fizeram parte de importantes festivais. Os filmes das mostras convidadas só ficam em cartaz durante 48 horas, na plataforma #CulturaemCasa.
Oficina de Stop Motion
A “Oficina de Stop Motion”, voltada para crianças do Vale do Ribeira, entre 10 a 16 anos, fará parte integrante da Mostra. O resultado da oficina serão quatro curtas-metragens de animação a serem exibidos na Cerimônia de Premiação.
A 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é realizada com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e PROAC Editais.
Serviço:
1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira.
De 18 a 26 de março de 2022
07 filmes Mostra Competitiva Regional de Curtas-metragens
05 filmes Mostra Competitiva Regional de Médias-metragens
06 filmes infantis convidados Mostrinha
06 filmes convidados da Mostra de Longas-metragens
Premiação: 26/3/2022
Transmitido pela plataforma: https://culturaemcasa.com.br/videos/cinema/
Site: www.mostravaledoribeira.com.br
Facebook: Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
Instagram: @mostravaledoribeira
Twitter: @mostradovale
Confira os filmes:
Mostra Competitiva Regional de Médias-metragens
Bonecos da Mata Atlântica (direção Eduardo Alves), Juquitiba
Hamlet em Necropolis (direção Maura Baiocchi, Wolfgang Pannek), São Lourenço da Serra
Religare – A diversidade da fé nas tradições de comunidades tradicionais em Cananeia (direção Cleber Rocha Chiquinho), Cananéia
Sobre Olga (direção Thayná Almeida), Registro
Varação de Canoa (direção Fernando Oliveira e José Pereira), Cananéia
Mostra Competitiva Regional de Curtas-metragens
3:03 (direção Lion Andreassa), Ilha Comprida
A Guerra de Iguape (direção Gabriela Benedeti e Iuri Moreira), Ilha Comprida
Escalpelo (direção Thayná Torella), Registro
Isolada (direção Beto Sanches), Ilha Comprida
Lamarca em Cajati (direção Ana Paula Passos), Cajati
Memórias Musicais Miracatuenses (direção Laerte de Camargo Araújo), Miracatu
Quilombos: Tecnologias e saberes ancestrais (direção Luiz Marcos de França Dias), Eldorado
Mostra convidada de Longas-metragens
A Jangada de Welles (direção Firmino Holanda e Petrus Cariry)
A Via Láctea (direção Lina Chamie)
As Almas que Dançam no Escuro (direção Marcos DeBrito)
Mulher Oceano (direção Djin Sganzerla)
O Seu Amor de Volta (Mesmo Que Ele Não Queira) (direção Bertrand Lira)
Reviver (direção Cavi Borges e Patricia Niedermeir)
Mostrinha convidada (infantil)
Dentro da Caixinha - Segredo de Criança (direção Guilherme Reis)
Miuda e o Guarda-chuva (direção Amadeu Alban, Codireção: Paula Lice e Victor Cayres)
O Bem Aventurado (direção Tulio Viaro)
O Menino e o Mundo (direção Alê Abreu)
Passagem Secreta (direção Rodrigo Grota)
Poropopó (direção Luis Antônio Igreja)
#CulturaEmCasa
A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em 20 meses, a #CulturaEmCasa já atingiu 4 mil cidades do Brasil e 165 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.
A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #Circuito SPOnline, a #Virada SPOnline, e o #SP Gastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
Plataforma #CulturaEmCasa
www.culturaemcasa.com.br
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instragram.com/culturaemcasasp/
https://twitter.com/culturaemcasasp
Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu mais de 60 mil ações que atingem mais de 30 milhões de pessoas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>