HOJE :: Programa “Recrutinhas”, do Projeto Coral Vivo, promove encontro de crianças com a natureza para aproximar os pequenos do meio ambiente
O Manguezal Vale do São José será o local da expedição de fevereiro
Aprender a cuidar e a respeitar a natureza desde a infância é uma das metas do Projeto Coral Vivo que, desde novembro, promove mensalmente encontros com crianças de 5 a 8 anos para estimular a consciência ambiental e aguçar a curiosidade dos pequenos. No programa “Recrutinhas” de fevereiro, meninos e meninas da ONG Associação Filhos do Céu, da Bahia, farão uma visita guiada ao Manguezal Vale do São José hoje, dia 14. O objetivo da ação é apresentar para as crianças um dos principais ecossistemas litorâneos da região. Elas vão conhecer as características do local e interagir com os organismos do ecossistema. "Queremos fazer com que as crianças percebam, com vários sentidos, esse ambiente. Vão poder pisar na lama para sentir a textura do solo, sentir o cheiro e a temperatura, tocar nas árvores e nas folhas e observar caranguejos e aves", conta Thais Melo, Coordenadora de Educação do projeto Coral Vivo.
O “Recrutinhas” nasceu com o objetivo de promover o conhecimento das relações socioambientais da Costa do Descobrimento ainda na infância. O projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, promove passeios, encontros, bate-papos e rodas de conversas com a participação das crianças, seus familiares e cuidadores. Os temas abordados são associados aos princípios dos direitos humanos, igualdade racial e de gênero, bem como os processos de aprendizagem da infância associados à natureza.
Para Thais, esses passeios e vivências são extremamente importantes na infância, pois dão a oportunidade de as crianças experimentarem o contato direto com os ambientes naturais, principalmente para aquelas que vivem em bairros com poucas áreas naturais e/ou que possuem baixa acessibilidade aos mesmos. Outro ponto levantado pela educadora é de possibilitar o aprendizado a partir de informações específicas de cada ambiente, contribuindo com os processos educativos contextualizados, além de promover o conhecimento das relações socioambientais do território que habitam, estimulando o desenvolvimento do senso crítico. "São muitos os benefícios trazidos com essa interação com o meio ambiente. É uma maneira de dar tempo/espaço às prioridades e necessidades das crianças, isto é, à curiosidade, ao brincar, à descoberta e à imaginação”, reflete Thais.
SOBRE O PROJETO: O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que já foi coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) e segue apoiando a iniciativa.
Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Também patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>