Live commerce ganha maturidade e potencial para avançar este ano
É o que apontam os resultados conquistados por clientes do ecossistema Haus que utilizaram as transmissões ao vivo para ampliar suas vendas em 2021
A pandemia provocou movimentos em vários setores e que vão continuar nos próximos anos. Um deles é a live commerce, que ganhou ainda mais maturidade ao longo do ano de 2021. Muitas marcas reforçaram seus marketplaces para potencializar o contato direto com seus consumidores. No ano passado, algumas empresas já começaram a fazer transmissões nas redes sociais. Formato inovador de vendas online que integra transmissões ao vivo com o e-commerce, a live commerce, criada na China, tem se acelerado no mundo todo.
De olho nesta tendência e acompanhando tudo de perto desde 2019, o ecossistema Haus, do Grupo Stefanini, por exemplo, viu mais de 30 clientes aderirem ao novo modelo para buscar bons resultados, especialmente durante a Black Friday, semana de promoções mais esperada pelas marcas do varejo. E esse foi um indicador sobre o potencial de um mercado bastante promissor para este ano.
É fato que o consumidor brasileiro é bastante engajado nas redes sociais, gosta de interagir e, ainda mais, de aproveitar descontos significativos que as marcas promovem nesse período. Em 2020, a Haus criou a solução de live commerce integrada às principais plataformas de e-commerce do mercado para as marcas venderem por este novo formato, sem precisar criar mais um canal de venda.
Agora, clientes da Haus como Dafiti, Tok&Stok, Lojas Marisa, a cantora gospel Paola Santana, entre outras marcas, apostaram nas ações ao vivo para atrair seus possíveis compradores, ávidos para aproveitar as promoções.
A plataforma de e-commerce Dafiti, focada em roupas infantis, calçados, roupas esportivas e moda feminina, por exemplo, realizou quatro lives na última Black Friday e atingiu uma frequência bastante consistente. Antes, entre os meses de setembro e novembro, foram 12 transmissões valendo como um ‘esquenta’ para a famosa última sexta-feira de novembro. Em termos de resultados, a marca viu crescer em 90% o envolvimento do público ao longo de 2021, refletindo especialmente nas metas de vendas atribuídas às lives e cupons utilizados nas mesmas, que cresceram em mais de 72% no período.
“Nosso foco foi incentivar os nossos clientes a testarem diferentes formatos para as suas lives (entretenimento, ensinamento, infomercial) até chegar ao modelo que fez sentido para a sua audiência; afinal, as lives oferecem um valor agregado à experiência de compra e cada categoria de produto ou serviço tem uma necessidade particular para impulsionar a conversão”, explica Bruna Rodrigues, diretora de Operações da Brooke, produtora de conteúdo digital, que integra o Grupo Stefanini.
O setor de móveis e home decor também aderiu bem ao sistema de lives durante o final de novembro. No caso da Tok&Stok, o atrativo foi com uma figura já conhecida, o arquiteto e consultor de experiência e consumo da marca, Maurício Arruda. O impulsionamento via canais de vendas deu um super resultado na estratégia de negócios, que contou com promoções agressivas.
Já as Lojas Marisa inauguraram a solução de live commerce inserida diretamente pela primeira vez no próprio aplicativo da marca. E foi um sucesso, pois estava tudo integrado. Os clientes não precisavam passar pela URL do site e recebiam as notificações direto no ambiente digital da marca, com pagamento direcionado dentro da própria plataforma. Outro feito inusitado e com resultados surpreendentes foi o caso da cantora Paola Santana, dona da marca que leva seu nome e comercializa moda exclusiva para mulheres evangélicas.
“Com o formato ganhando cada vez mais adeptos e as marcas perdendo o medo em usar esse sistema que fala direto com o consumidor, vemos os resultados ganharem força e agregar valor ao mix de vendas dos lojistas”, afirma Alessandro Cauduro, CIO da Haus e CEO da Huia. “Por meio do ecossistema Haus, podemos apoiar os clientes neste formato inovador de maneira full service, desde a plataforma ao vivo de vendas à criação de estratégias de conteúdo e campanhas, além de treinar o time do cliente para otimizar os resultados.”, acrescenta Cauduro.
Sobre o ecossistema Haus
O ecossistema Haus, do Grupo Stefanini, é formado pelas empresas W3haus (agência de propaganda), Gauge (produtos/canais digitais e performance), Huia (digital commerce), Brooke (produtora de conteúdo digital), CAPS (atuação in house nos clientes), Inspiring (CRM, fidelização e engajamento) e NOW (educação in company) atendendo os clientes: O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice?, BTG Pactual, Mercado Livre, Mercado Pago, Fruki, Plant Plus Foods, Iguatemi Porto Alegre, Gramado Parks, Petrobras, Tramontina, Nuvemshop, SERES/Petz, Ambev/Draftline, Santander, HBO, Klabin, Alpargatas, Porto Seguro, Auto Compara entre outros.
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