"Mulheres Inspiradoras": evento para promoção da liderança feminina na Kimberly-Clark contou com 140 líderes da companhia na América Latina
Iniciativa do programa "Ela pode", o encontro virtual teve a participação da Gerente Geral da Natura e mediação de Roberto Bellatti, Gerente Geral do Cone Sul da Kimberly-Clark
Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, realizou um encontro virtual com a participação de mais de 140 de seus executivos na América Latina, em razão do programa interno de promoção da liderança feminina “Ela pode” (She Can). O objetivo do evento foi conhecer de perto a história de Verónica Marcelo, Gerente Geral da Natura, e avançar na pauta da equidade de gênero. A apresentação foi moderada por Roberto Bellatti, Gerente Geral do Cone Sul na Kimberly-Clark, que destacou a importância do espaço para conhecer a história pessoal da executiva, sua visão sobre o empoderamento feminino e, também, como os líderes têm um papel fundamental para a construção de ambientes de trabalho onde cada um possa ser quem verdadeiramente é e seja valorizado por isso.
Segundo as Estatísticas de Gênero divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a taxa de participação das mulheres na força de trabalho, aquela que mede a parcela da população em idade para trabalhar, foi 54,5%. Entre os homens, esta medida chegou a 73,7%, uma diferença de 19,2 pontos percentuais. A desigualdade é maior entre as pessoas nos grupos ocupacionais com maiores rendimentos. Em cargos de direção e gerência, as mulheres ocuparam 37,4% dos cargos - segunda queda anual consecutiva (em 2017, 39,2%; em 2018, 37,8%) - e receberam 61,9% do rendimento dos homens.
A K-C tem como meta global alcançar a igualdade de gênero até 2031. Atualmente, 38% das posições de liderança em sua operação na América Latina são ocupadas por mulheres. O desafio é grande e requer um compromisso que transcenda uma única empresa ou setor, por isso são muito valiosas a troca de práticas entre as empresas e a ampliação dessas redes, para além das áreas internas. Neste sentido, a Natura e a Kimberly-Clark concordam que equipes que atuam em espaços inclusivos e dentro de uma cultura de respeito proporcionam interações de maior valor, gerando inovação e soluções que fazem a diferença.
“A promoção da igualdade de gênero é uma questão prioritária na agenda, pois as mulheres seguem enfrentando barreiras em seu crescimento e na evolução de suas carreiras. Mesmo a participação em cargos de liderança ainda é muito baixa e, portanto, é fundamental que as empresas façam o necessário para reverter esse quadro. Espaços como o #SheCan da Kimberly-Clark, criam redes e dão visibilidade ao tema, além de nos tornar agentes de uma construção coletiva. Só conquistaremos transformações significativas se, a partir do setor privado, trabalhamos juntos para construir uma sociedade mais democrática, inclusiva, diversa e igualitária. Não podemos mais olhar para outra direção”, comentou Verónica Marcelo, Gerente Geral da Natura na Argentina.
Na busca por um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, a Kimberly-Clark investe em conscientização e treinamentos voltados à pauta da equidade de gênero, além de adotar políticas concretas de contratação, que aumentam a representatividade feminina no quadro de colaboradores. O programa Ela pode, desenvolvido por meio da marca Intimus, tem como objetivo fomentar, promover e acompanhar o desenvolvimento profissional e o networking das mulheres na América Latina. Isso é possível através da criação de redes femininas que promovem ativamente a agenda de inclusão e diversidade de gênero na região. Atualmente, mais de 350 mulheres participam do “Ela Pode”, que inclui mentoria, autoavaliações, discussões em grupo e workshops.
Em 2021, 59% das contratações administrativas foram de mulheres. Além disso, a K-C alcançou 42% de mulheres em posições de liderança, enquanto 53% das oportunidades para este nível foram preenchidas por elas. Quanto aos novos talentos, 69% dos estagiários de graduação contratados na empresa, em 2021, são mulheres.
O projeto Women Mentoring Women, por exemplo, integra o programa e tem o propósito de conectar mulheres líderes de nível sênior com gestoras de outros níveis, visando, a partir desse acompanhamento, o desenvolvimento da próxima geração de lideranças femininas, em todos os setores. O Woman in Leadership (WIL), por sua vez, é uma iniciativa que mapeia mulheres líderes do mercado em um banco de dados à disposição do time de recrutamento e seleção. Ao longo de 2020, foram mapeadas 250 executivas com cargos de Diretoras, Vice-Presidentes e Presidentes, selecionando 110 para integrar o banco de dados do programa. Assim, a regra de que todas as vagas para cargos gerenciais tenham uma mulher se mantém com a presença de ótimas candidatas.
Sobre a Kimberly-Clark Brasil
A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 25 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 147 anos de sua história de inovação, acesse o site kimberly-clark.com.br e siga os perfis no Facebook e LinkedIn
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>