Programação da primeira semana do ano do À LA CARTE tem clássico de Howard Hawks e a comédia italiana “Duas Famílias”
A primeira semana do ano do À LA CARTE, streaming do Petra Belas Artes, leva os cinéfilos por uma pequena volta ao mundo. A partir do dia 6 de janeiro, os assinantes podem escolher entre Itália, Alemanha, Rússia, Brasil ou também dar uma volta pelo Caribe. É lá que se passa a história do clássico “Uma Aventura na Martinica” (1944), dirigido por Howard Hawks e estrelado por Humphrey Bogart e Lauren Bacall. Baseado vagamente na novela de Ernest Hemingway, o filme se passa na segunda guerra mundial, na ilha da Martinica no Caribe, e foi um dos maiores lançamentos de 1944.
Já os fãs de cinema italiano não podem perder “Duas Famílias” (2020). A estreia na realização do ator Pietro Castellitto foi uma das grandes revelações do 77º Festival de Veneza e venceu o Prémio Orizzonti para melhor argumento. Com humor, o longa narra a história de duas famílias aparentemente incompatíveis que compartilham a selva de Roma: a Pavone, formada por burgueses e intelectuais, e a Vismara, de proletários e fascistas.
Completam a programação o drama “Uma outra mulher” (2006), dirigido por Margarethe Von Trotta, considerada a diretora alemã de maior projeção nacional do pós-guerra; o russo “Tigre Branco” (2012), de Karen Shakhnazarov, mesmo diretor de “Cidade Zero”, cult movie que já foi destaque do catálogo do À LA CARTE; e, para fechar, do diretor Zelito Viana a plataforma traz “Villa Lobos, uma vida de paixão” (2000). O filme, uma cinebiografia de Heitor Villa-Lobos, o mais importante compositor das Américas, é estrelado por Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Marieta Severo, Letícia Spiller, José Wilker, Ana Beatriz Nogueira e Othon Bastos.
Confira abaixo as sinopses dos filmes:
Uma Aventura na Martinica (To have and have not)
EUA, 1944, Aventura, 90 min, 12 anos
Direção: Howard Hawks
Elenco: Humphrey Bogart, Walter Brennan, Lauren Bacall, Dolores Moran, Hoagy Carmichael
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o expatriado americano Harry Morgan ajuda a transportar um líder da Resistência Francesa e sua linda esposa para a Martinica, enquanto namorava um cantor de salão.
Curiosidades: "Uma Aventura na Martinica" marca a estreia da então modelo Lauren Bacall como atriz, no auge dos seus 19 anos, e foi graças a esse filme que ela e o astro Humphrey Bogart se conheceram e permaneceram juntos até a morte dele, num casamento que durou 12 anos. O roteiro, coescrito pelo americano William Faulkner, ganhador dos prêmios Pulitzer e Nobel de Literatura, foi vagamente baseado no romance homônimo de Ernest Hemingway, lançado em 1937. Ernest Hemingway e Howard Hawks eram amigos íntimos e, em uma viagem de pesca, Hawks disse a Hemingway que ele poderia fazer um grande filme com seu "pior livro", e o resultado nas telas foi, realmente, um estrondoso sucesso, tornando "Uma Aventura na Martinica" um dos maiores lançamentos de 1944.
Duas Famílias (I Predatori)
Itália, 2020, Comédia, 109 min, 10 anos
Direção: Pietro Castellitto
Elenco: Massimo Popolizio, Manuela Mandracchia, Giorgio Montanini, Pietro Castellitto
Sinopse: É de manhã cedo, o mar em Ostia está calmo. Um homem bate na porta da casa de uma mulher: ele vai vender um relógio para ela. É novamente de manhã cedo quando, alguns dias depois, um jovem professor assistente de filosofia será excluído do grupo escolhido para a exumação do corpo de Nietzsche. Duas queixas. Duas famílias aparentemente incompatíveis: a Pavone e a Vismara. Burguês e intelectual o primeiro, proletário e fascista o segundo. Facções opostas que compartilham a mesma selva: Roma. Um incidente banal levará os dois pólos à colisão. E a loucura de um homem de 25 anos levará a um confronto que revela que todos têm um segredo e ninguém é o que parece. E que todos nós somos predadores.
Curiosidades: "Duas Famílias" marca a estreia de Pietro Castellitto como diretor. O jovem diretor Pietro Castellitto, que também participa do filme como ator, é filho do premiado diretor e ator italiano Sergio Castellitto. Filme apresentado na competição do 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza na seção Horizontes.
Uma outra mulher (Ich bin die Andere)
Alemanha, 2006, Drama, 104 min
Direção: Margarethe von Trotta
Elenco: Katja Riemann, Armin Mueller-Stahl, Karin Dor
Sinopse: Um engenheiro tem uma noite de amor com uma mulher disfarçada, que sofre do Distúrbio de Personalidade Múltipla, e se apaixona por ela, decidindo largar tudo por essa aventura.
Curiosidades: Margarethe Von Trotta é considerada a diretora alemã de maior projeção nacional do pós-guerra. "Uma Outra Mulher" é uma adaptação do romance "Ich Bin Die Andere", de Peter Märthesheimer. A estreia mundial do filme ocorreu no Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Tigre Branco (Belyy tigr)
Rússia, 2012, Ação, 144 min
Direção: Karen Shakhnazarov
Elenco: Aleksey Vertkov, Vitaliy Kishchenko, Valeriy Grishko, Dmitriy Bykovskiy-Romashov, Gerasim Arkhipov, Aleksandr Vakhov
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Naydenov, um soldado soviético, é severamente ferido após uma batalha de tanques. Ele sofre com amnésia e tem queimaduras no corpo, além de secretamente acreditar que pode se comunicar com os tanques, como se eles fossem humanos. Quando volta ao serviço, ele prova ser o melhor operador de tanques do exército. Rumores surgem de que um grande tanque nazista, apelidado de Tigre Branco, tem surgido durante as batalhas e destruído vários tanques soviéticos. Naydenov acredita que ele foi o responsável por destruir o seu tanque e deseja vingança.
Curiosidades: “Tigre Branco” foi escolhido para representar a Rússia entre os pré-selecionados para disputar o Oscar de Filme Estrangeiro, não chegou lá, mas fez grande sucesso internacionalmente. O roteiro mescla acontecimentos reais, como o final da Segunda Guerra Mundial, e manifestações sobrenaturais, seguindo o estilo do livro que o inspirou, do premiado Ilya Boyashov, escritor russo que costuma escrever romances curtos e compactos, muitas vezes combinando elementos de História, fantasia e sátira para criar parábolas. O talentoso Karen Shakhnazarov é o mesmo diretor de “Cidade Zero”, um cult movie exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e lançado nos cinemas brasileiros no início dos anos 1990.
Villa Lobos, uma vida de paixão
Brasil, 2000, Biografia, 132 min
Direção: Zelito Viana
Elenco: Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Marieta Severo, Letícia Spiller, José Wilker, Ana Beatriz Nogueira e Othon Bastos.
Sinopse: Cinebiografia de Heitor Villa-Lobos, o mais importante compositor das Américas. A história começa com Villa, já velho, saindo para um concerto de gala no Teatro Municipal, onde seria homenageado. É a última vez que o maestro sai de casa com vida. Seu olhar é febril e atento e a partir desta cena e de outras do mesmo concerto vão surgindo lembranças de sua vida.
Curiosidades: O diretor Zelito Viana tentou levar às telas de cinema a história de Villa-Lobos por 25 anos, e o ator originalmente escolhido para interpretar o maestro era Glauber Rocha, que nunca chegou a gravar uma cena como o personagem. O filme passou por quatro paralisações durante as filmagens, todas elas ocorridas por falta de dinheiro. O diretor Zelito Viana é irmão de Chico Anysio e pai de Marcos Palmeira, que interpreta Villa-Lobos em sua fase jovem no filme.
Serviço:
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.
Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90
Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.
Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro:
https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.
Sobre o À LA CARTE
O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>