O Programa CCBB Educativo Arte & Educação celebra as festividades de fim de ano e convida o público a participar da oficina “Círculo de Sonhos” para confeccionar cartas de votos para o futuro e registrar os sonhos de um mundo melhor
Entre os destaques da programação estão as visitas educativas a nova exposição em cartaz no CCBB-Rio "O Legado de Morandi", que reúne 34 obras incríveis do artista italiano Giorgio Morandi, mestre na pintura de naturezas-mortas.
O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados. Neste momento, em que protocolos especiais de visita e permanência são necessários para a segurança de todos nós frente ao COVID 19, as atividades presenciais têm número de participantes reduzidos e regras para agendamento e participação de acordo com as orientações governamentais locais. Por outro lado, a programação digital traz uma nova abrangência, possibilitando acesso de públicos de todo o território nacional.
Programação completa disponível no site: www.ccbbeducativo.com
AÇÕES PRESENCIAIS!
LUGAR DE CRIAÇÃO
Para o público infantil, o CCBB Educativo do Rio oferece as oficinas artísticas presenciais do Lugar de Criação. São vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade. Elas acontecem todos os sábados às 15h00. A capacidade é para até 20 pessoas, sendo 5 núcleos familiares de até 4 pessoas cada, mediante agendamento, através do site eventim.com.br e bilheteria do CCBB RJ. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até 03 pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. A duração é de 1 hora e a classificação indicativa é Livre e recomendada para pessoas acima de 3 anos.
A programação completa dos Lugares de Criação, assim como as inscrições estão disponíveis em www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis.
Dia 18 de dezembro, sábado, às 15h - OFICINA DE SABERES
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.
Dia 19 de dezembro, domingo, às 15h - OFICINA DE SABERES
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz (apenas do CCBB Rio de Janeiro).
Dia 22 de dezembro, quarta, às 15h - JOGOS DE ARTE
Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.
Dia 29 de dezembro, quarta, às 15h - OFICINA DE ARTES
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.
A programação educativa do CCBB-Rio oferece visitas mediadas às exposições temporárias e visitas patrimoniais de longa permanência. Confira os dias e horários. Participe!
Nas visitas mediadas presenciais os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.
Considerado um dos maiores pintores italianos do século 20, o pintor Giorgio Morandi (1890-1964) é tema da exposição "O Legado de Morandi", que ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro com 34 obras, a partir do dia 15 de dezembro até o dia 21 de fevereiro de 2022.
As visitas mediadas a exposição "O Legado de Morandi" ocorrem durante todo o mês de dezembro, aos Domingos, segundas, quartas e sextas, às 12h e às 16h. Quintas e sábados às 12h. Além da conversa sobre o pintor italiano Giorgio Morandi e sua profunda pesquisa em naturezas mortas, durante a visita mediada, um tema será trabalhado com os visitantes: “A constância temática na obra de Giorgio Morandi”.
Com curadoria de Gianfranco Maraniello e Alberto Salvadori, e a colaboração do Museu Morandi de Bolonha, na Itália, a mostra tem como enfoque o legado do artista italiano, ao lado de obras de seis artistas contemporâneos, como Josef Albers, Lawrence Carroll, Wayne Thiebaud, Franco Vimercati e Rachel Whiteread, que contribuem para ressaltar alguns aspectos da poética desse extraordinário protagonista de uma época artística que não parece jamais possível considerar como definitivamente encerrada. Suas pinturas são referência para muitos artistas que pesquisam sobre composição visual e novos métodos de criação. Mesmo depois de sua morte, há quase 60 anos, suas obras seguem em diálogo com as pesquisas de arte contemporânea e circulam pelo mundo. Morandi, que viveu a vida toda em Bolonha e pintou principalmente naturezas mortas, nos instiga com sua persistência monotemática. Para o artista, uma pintura não finda em si mesma, carregando sempre a possibilidade de uma profunda investigação no processo da observação.
Para conhecer mais sobre o artista e sua obra, convidamos o público, professores e grupos interessados para uma visita à exposição.
A capacidade das visitas são até 6 pessoas, mediante agendamento, através do site eventim.com.br e bilheteria do CCBB RJ. A classificação indicativa é livre e recomendada para pessoas acima de 5 anos. Duração: 1 hora.
As visitas mediadas em Libras para a mostra "O Legado de Morandi" são às quintas e sábados, às 16h. Elas ocorrem simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras). A capacidade é de 6 pessoas, mediante agendamento. A classificação indicativa Livre e Indicada para pessoas acima de 5 anos.
As visitas mediadas patrimoniais (prédio e exposições permanentes) oferecem os percursos: “Museu Banco do Brasil”, “Galeria de Valores” e “O Banco do Brasil e sua História”. Essas visitas acontecem às quartas, às 12 horas e aos domingos, às 16h.
Você já usou a expressão “tempo é dinheiro''? O famoso provérbio criado por Benjamin Franklin em 1748 faz parte da nossa vida cotidiana até hoje. Quais as relações entre o nosso tempo de vida, nossa força de trabalho e o dinheiro? Através de obras selecionadas do acervo patrimonial do Banco do Brasil, a partir do dia 23 de novembro, as visitas mediadas patrimoniais abrem o diálogo e a reflexão sobre como organizamos o nosso tempo e como isso reflete os nossos modos de vida contemporâneos.
O público poderá conhecer a história do CCBB Rio de Janeiro, explorando aspectos de sua arquitetura, em diálogo com seu território e os elementos que integram seus espaços, que constituem um importante patrimônio das artes e cultura no país. O ponto de encontro é na Bilheteria.
Dia 19 de dezembro, domingo, às 11h o CCBB Rio de Janeiro convida o público para participar da Data Comemorativa – Círculo de Sonhos
Todo fim de ano fazemos votos para o próximo, reunimos nossos desejos e sonhos que queremos que se concretizem. Que tal fazermos isso coletivamente? Para celebrar as festividades de fim de ano, o Programa CCBB Educativo Arte & Educação convida o público para confeccionar cartas de votos para o futuro. Nessa oportunidade, cada participante é convidado a refletir sobre o último ano, compartilhar aprendizados e registrar os sonhos de um mundo melhor.
Esta atividade faz parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.
CCBB Rio de Janeiro - Capacidade: 20 pessoas, mediante agendamento prévio, através do site eventim.com.br e bilheteria do CCBB RJ. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até 03 pessoas de sua família, com o mesmo ingresso.
Duração: 1h
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos
Acesso: Evento gratuito.
Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com
VISITAS ON-LINE AGENDADAS
Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite. As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos. Na modalidade virtual, nossas visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos. As atividades envolvem o contato com conteúdo das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades. As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, em horários pela manhã, tarde e noite, a partir de um agendamento prévio dos grupos interessados.
Duração: De 50 minutos a 1 hora e 30 minutos.
Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitasescolares
Dia 16 de dezembro, quinta, às 10h tem encontro on-line “Semana do Educador” sobre a exposição “O Legado de Morandi”, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro.
Semana do Educador é o projeto de formação em arte e educação para professores, educadores e coordenadores pedagógicos de escolas, projetos sociais e instituições culturais do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação. Por meio de encontros virtuais síncronos com abrangência nacional, os participantes tomam contato com as pesquisas, estratégias e metodologias utilizadas pelos educadores do programa em atividades de mediação cultural realizadas nas exposições em cartaz nos CCBBs. A participação nas atividades é gratuita e certificada, com acesso a materiais de apoio e ao Convite à Ativação, publicação do programa em diálogo com as exposições temporárias. Também são partilhadas orientações sobre agendamento de visitas virtuais síncronas para grupos de estudantes.
Duração: 2h
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
Acesso: Evento gratuito.
Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com
Dia 29 de dezembro, quarta, 10h, o Lugar de Criação Digital Museu Imaginário em uma gaveta
LC01 - em baixaO Lugar de Criação Museu Imaginário em uma gaveta convida famílias e públicos de todas as idades para uma investigação sobre a nossa relação com os objetos e os museus. Que tal criar um pequeno museu dentro da sua própria casa? Você vai precisar de material de desenho, tesoura, fita adesiva, bonecos de brinquedo e uma gaveta vazia.
O Lugar de Criação digital são vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 3 anos
Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo - Arte & Educação
Dia 22 de dezembro, quarta às 10h. MÚLTIPLO ANCESTRAL - CRIOLINA RADIOLA EM TRANSE - Com CRIOLINA - a dupla maranhense formada por Luciana Simões e Alê Muniz, para contar histórias intercaladas de suas canções, que celebram personagens únicos da cidade como o pregoeiro, o radioleiro, a bike som, entre outros.
Em material produzido especialmente para o CCBB, em que a dupla Criolina, conta histórias de suas canções compostas com o objetivo de celebrar personagens únicos da cidade como o pregoeiro, o radioleiro, a bike som, entre outros característicos personagens que fazem parte da vida e da memória do lugar. Os pregoeiros, são vendedores ambulantes que ficaram muito conhecidos em São Luís a partir do século XIX, e que levavam oralmente os anúncios de seus produtos para comprar ou vender, abasteciam os clientes com produtos diversos como: laranja, caranguejo, peixe, mingau de milho, jornal, doce, camarão, juçara, picolé, sorvete, etc. As conversas são intercaladas com canções autorais da própria dupla Criolina seguindo a proposta tropicalista, aposta em seu sangue latino e amadurece a sonoridade creole que já vinham desenvolvendo, o Caribe e a Jamaica e São Luís. Som pautado na cultura da Radiola à cultura local tudo isso embrulhado num pacote contemporâneo, com o uso de ritmos globalizados.
Vindos do Maranhão, localizados a 2 graus da linha do Equador, em contato com a música creole, o Caribe e a Jamaica, o Criolina apresenta um som pautado na cultura da Radiola ou “sound sistem”, misturado ao afrobeat, à cultura local que vai do merengue ao tambor de crioula e toadas, tudo isso embrulhado num pacote contemporâneo, com o uso de beats eletrônicos e ritmos globalizados como funk, rock, ska, entre outros. A dupla maranhense formada por Luciana Simões e Alê Muniz tem trilhado um caminho de conquistas e reconhecimento. Uma boa amostra disso foi a conquista do Prêmio de Música Brasileira 2011, na categoria melhor álbum com Cine Tropical que também foi eleito pelo jornal O Estado de São Paulo um dos 20 melhores CDs do ano de 2011. O disco foi contemplado por editais como o respeitado Rumos Itaú Cultural, que aponta os novos rumos da música brasileira e Prêmio do Projeto Pixinguinha (Funarte). Anualmente circula pelas capitais e pelo interior do Brasil a convite do SESC- SP e a convite de festivais como RECBEAT (PE), FEIRA MÚSICA BRASIL (MG), VIRADA CULTURAL (SP), CIRCUITO BNB (CE), FEIRA DA MÚSICA(CE), RIVAL (RJ), FESTIVAL PARATY LATINO (RJ).
O Múltiplo Ancestral são trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira. A classificação indicativa é Livre e recomendada para pessoas acima de 6 anos. Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo
SOBRE O CCBB RJ
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a domingo (fecha terça-feira), de 9h às 20h. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 e uso de máscara. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site eventim.com.br ou na bilheteria do CCBB.
SERVIÇO:
O CCBB estará fechado ao público para as festas de fim de ano nos dias 24, 25 e 31 de dezembro.
VISITAS MEDIADAS (às exposições temporárias e permanentes)
Exposições em cartaz no CCBB Rio de Janeiro - O Legado de Morandi.
De: 15 de dezembro de 2021 até XXX
Domingos, segundas, quartas e sextas, às 12h e às 16h. Quintas e sábados às 12h.
Duração: De 50 minutos a 1 hora e 30 minutos.
Capacidade: grupos de até 20 pessoas, com mínimo de 6 participantes.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitasescolares
Visitas patrimoniais:
Quartas às 12h e domingos às 16h.
Duração: 1 hora.
Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio através do site eventim.com.br e bilheteria do CCBB RJ.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.
Visitas Mediadas em Libras
CCBB Rio de Janeiro: Quintas e sábados,16h.
Duração: 1 hora.
Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio através do site eventim.com.br e bilheteria do CCBB RJ.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.
LUGAR DE CRIAÇÃO
Dia 04 de dezembro, sábado, às 15h - OFICINA DE ARTES
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.
Dia 05 de dezembro, domingo, às 15h - OFICINA DE ARTES
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.
Dia 11 de dezembro, sábado, às 15h - OFICINA DE HISTÓRIAS
Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.
Dia 12 de dezembro, domingo, às 15h - OFICINA DE HISTÓRIAS
Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.
Dia 18 de dezembro, sábado, às 15h - OFICINA DE SABERES
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.
Dia 19 de dezembro, domingo, às 15h - OFICINA DE SABERES
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz (apenas do CCBB Rio de Janeiro).
Dia 22 de dezembro, quarta, às 15h - JOGOS DE ARTE
Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.
Dia 29 de dezembro, quarta, às 15h - OFICINA DE ARTES
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.
CCBB Rio de Janeiro - Capacidade: 20 pessoas, mediante agendamento prévio, através do site eventim.com.br e bilheteria do CCBB RJ. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF.
Duração: 1 hora.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 3 anos
DATA COMEMORATIVA - CÍRCULO DE SONHOS
Dia 19 de dezembro, domingo,
Horário: às 11h
Capacidade: 20 pessoas, mediante agendamento prévio, através do site eventim.com.br e bilheteria do CCBB RJ. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até 03 pessoas de sua família, com o mesmo ingresso.
Duração: 1h
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos
Acesso: Evento gratuito.
Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com
AÇÕES DIGITAIS
VISITAS ON-LINE AGENDADAS
Duração: De 50 minutos a 1 hora e 30 minutos.
Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitasescolares
SEMANA DO EDUCADOR – ON-LINE - O Legado de Morandi, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro.
Dia: 16 de dezembro, quinta, às 10h.
Duração: 2h
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
Acesso: Evento gratuito.
Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com
LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL - MUSEU IMAGINÁRIO EM UMA GAVETA
Dia: 29 de dezembro, quarta-feira
Horário: 10h.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 3 anos
Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo - Arte & Educação
MÚLTIPLO ANCESTRAL - CRIOLINA RADIOLA EM TRANSE - Com CRIOLINA
Dia: 22 de dezembro, quarta-feira
Horário: às 10h.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 6 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-Rio
Rua Primeiro de Março, 66 - (21) 3808-2020
www.bb.com.br/cultura/ www.twitter.com/ccbb_rj/ www.facebook.com/ccbb.rj
Programação completa: http://ccbbeducativo.com
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>