Insights do WebSummit 2021 para o Food Service
Por Nathália Royo, especialista em inteligência de mercado da Galunion
O WebSummit é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Em 2021, o evento foi realizado entre os dias 1º e 4 de novembro, em Lisboa, Portugal, palco de edições anteriores. Contou com mais de 42 mil participantes, de 128 países, e o conteúdo do evento foi pautado por mais de 700 palestrantes e mais de 1.500 startups apresentando suas ideias.
Dentre os diversos palcos do evento com focos específicos, não havia um centrado em alimentação. Por outro lado, nesses diversos palcos tivemos a oportunidade de escutar palestrantes de grandes empresas do ecossistema do Food Service e conhecer muitas startups com produtos e serviços para atender o setor, trazendo suas percepções das oportunidades atuais e futuras.
O evento trouxe diversos aprendizados interessantes, alguns para indústrias específicas, e outros universais. De todos esses, destacamos dois aprendizados que tem impacto direto no setor de Food Service para você aplicar agora!
A importância do cuidar
O tema de cuidado esteve presente em diversas palestras no WebSummit, em falas de grandes nomes tanto do segmento de alimentação como de outros setores. Esse cuidado era relacionado aos temas de sustentabilidade ecológica e responsabilidade social, mas foi além do que esses conceitos costumam sugerir. No setor de alimentação, esse cuidar pode ser colocado em quatro grandes blocos, que se complementam e caminham juntos: cuidar do mundo, cuidar da comunidade, cuidar do cliente e cuidar do time.
Q-Commerce
O que chamamos aqui de Q-Commerce (ou Quick Commerce, traduzindo diretamente, comércio rápido) é a realização atual de tendências que já vinham sido observadas há algum tempo no setor, como o aumento da importância do delivery, expansão de marketplaces e relação mais direta entre marcas e consumidores. Essas tendências foram aceleradas durante a pandemia e influenciadas pela tendência de cuidado mencionada anteriormente, culminando em interessantes novas perspectivas.
E o futuro?
O metaverso (terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais e uso de realidade aumentada) foi um tema muito debatido no evento, com casos muito positivos e algumas controvérsias. A Roblox, plataforma online de games cocriada pelos próprios usuários, trouxe o case de sucesso de um show da cantora sueca Zara Larsson realizado nesse ambiente virtual. Os números incluem mais de 1,6 milhões de fãs presentes por meio de seus avatares e faturamento de mais de 1 milhão de dólares em merchandising através da plataforma.
Você poderia estar se perguntando como isso se relaciona com o futuro da indústria de alimentos. E se, em um show como esse, em um futuro próximo, sua marca estivesse presente com a possibilidade de o público (ou parte dele) comprar uma bebida ou snack entregues a tempo de serem consumidos durante o show? Das diversas palestras, ficou claro que esse ambiente ainda não está definido, mas não há dúvidas que trará muitas possibilidades para todos os setores, inclusive o de Food Service. Amy Peck, da EndeavorVR, mencionou que cada setor deve ponderar o que será sua parte no metaverso: “Temos que pensar no que queremos, quais experiências queremos e como queremos interagir nesse ambiente virtual, ao passo que se torna cada vez mais misturado com a nossa vida real”.
Para finalizar, gostaria de trazer uma frase importante que ouvimos na sessão de abertura do WebSummit: “Sonhe grande, mas mergulhe nos detalhes”. Detalhes do Cuidar e do Q-Commerce são grandes oportunidades atuais em Foodtech e, portanto, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas nos próximos artigos da Galunion sobre o WebSummit 2021.
Sobre Nathália Royo:
Formada em Turismo pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Gestão de Marketing pelo Insper e com experiência internacional na Espanha e Alemanha. Possui mais de 12 anos de experiência no setor de alimentos, principalmente nas áreas de gestão de produtos, inovação, tendências, comunicação e marketing. Atualmente, na Galunion Consultoria para Food Service, atua em projetos de alimentação e hospitalidade com foco em inteligência de mercado, tendências e produtos
Sobre a Galunion
Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário