Evento ensina boas práticas na gestão do diesel para transportadoras e profissionais de logística
O treinamento "Formação de Gestores de Diesel" teve participantes presenciais e on-line e abordou assuntos relacionados ao aprimoramento da gestão do diesel em frotas.
Transportadores de todo o país participaram de um treinamento a fim de aprimorar a gestão do combustível em suas frotas, especialmente em um ano com constantes aumentos no preço do diesel. O evento, intitulado "Formação de Gestores de Diesel", aconteceu na cidade de Tubarão (SC) no início do mês de dezembro e foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Região da Amurel (SETRAM).
O evento, presencial e on-line, foi conduzido pelo consultor Flávio Batista, CEO da FB Consult, empresa especializada em treinamentos e cursos para o setor de transportes. O objetivo principal do curso foi preparar as equipes dos transportadores para o impacto dos aumentos de diesel na sua frota e reduzir o custo de aquisição do combustível, a partir de boas práticas já consagradas no mercado.
“Abordamos nesses dois dias vários assuntos relacionados à gestão do diesel, pois este tem sido um dilema comum a vários profissionais do ramo de transporte, porque, infelizmente, os preços do combustível dispararam e o valor sempre acaba sendo repassado aos clientes das transportadoras”, explica Flávio Batista.
O consultor abordou alguns pontos vitais, como as iniciativas na compra do diesel, ou seja, como buscar os melhores preços e as melhores formas de negociar, com base na gestão da armazenagem e consumo da frota.
Outro ponto importante abordado foi como reduzir o consumo de combustível da frota a partir da capacitação de motoristas, com reuniões, treinamentos e aprimoramentos voltados ao diesel e ao uso da tecnologia como aliada das transportadoras.
Por isso, uma das parceiras do evento foi a Gestran, empresa de gestão de frotas que, por meio da tecnologia, tem módulos voltados exclusivamente para a gestão do combustível de forma inteligente e a partir do cruzamento de vários dados feitos pelos algoritmos da empresa.
“A grande maioria das empresas ainda trabalha no papel, no ‘feeling’, e no máximo com planilhas. Visualizar o resultado e os indicadores através de uma ferramenta que trabalha praticamente sozinha é um grande diferencial para atuar nas correções e orientações para os colaboradores da empresa buscarem sempre o melhor negócio”, diz Raphael Aguiar, gerente comercial da Gestran.
Entre os principais benefícios do sistema da Gestran está a possibilidade de o gestor definir metas para cada veículo e monitorá-las diariamente. Ele também permite realizar a gestão de preços de fornecedores e a integração dos dados de abastecimentos internos e externos de forma automática, sem intervenção de pessoas.
O impacto do evento foi tão positivo que alguns gestores já relataram poucos dias após ao evento a projeção de economia para os próximos meses de forma imediata.
“Teve um dos participantes que nos ligou e disse que, apenas com a implementação das práticas aprendidas no curso, na gestão e negociação, teve uma economia de 15 a 20 mil reais já no primeiro mês, usando as nossas práticas de negociação. Para nós, organizadores do evento, esse é o melhor indicador de sucesso”, celebra Fábio Batista.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>