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Em Dezembro, o Sesc Santo Amaro Recebe Duas Apresentações do Espetáculo Teatral “O Aquário”, Dirigido Por Cássio Brasil

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Espetáculo “O Aquário” - Crédito: Claus Lehmann / Em cena: Fabiana Gugli; Luiza Curvo; Luiza Micheletti; Robson Catalunha Espetáculo “O Aquário” - Crédito: Claus Lehmann / Em cena: Fabiana Gugli; Luiza Curvo; Luiza Micheletti; Robson Catalunha

Dias 4 e 5/12, sábado, às 20h e domingo, às 18h

A fábula contemporânea – inspirada no livro L’Aquarium, da autora suíça Cornélia De Preux – discute a manutenção das aparências e traz para a dramaturgia os conflitos de uma situação familiar diante dos desafios impostos por uma sociedade isolada, fisicamente e virtualmente

O Sesc Santo Amaro está retomando as atividades presenciais na Unidade e apresenta, no primeiro final de semana de dezembro, dias 4 e 5, sábado (20h) e domingo (18h), duas sessões do espetáculo “O Aquário” no Teatro. O texto é baseado no romance homônimo da autora suíça Cornélia de Preux e traz no elenco os atores Fabiana Gugli, Luiza Curvo, Luiza Micheletti e Robson Catalunha, com a direção de Cássio Brasil.

Em “O Aquário”, uma família de classe média simula uma viagem de férias para as ilhas Fiji, na Oceania. Embora não tenha dinheiro para de fato financiar a ida, o patriarca Constantin sustenta a ideia com confiança e espalha a notícia aos quatro ventos; reserva hotéis, planeja traslados, pesquisa diversos passeios e faz questão de dividir as novidades com a vizinhança do condomínio onde vive. No dia da partida, no entanto, ele se tranca no porão da própria casa ao lado da esposa e dos três filhos em nome da manutenção da mentira. A família ficará ali, enclausurada, durante as férias.

Tatiana e os filhos Kevin, Violeta e Vladimir cumprem diariamente uma série de metas estabelecidas pelo pai, tais como passar bronzeador, assistir ao noticiário, treinar a imaginação criativa para elaborarem fatos das férias fictícias e serem capazes de relatar suas experiências com verdade e naturalidade, além de praticar a observação dos peixes no aquário e estabelecer certa simbiose com eles.

A proposta da peça consiste em estabelecer um paralelo metalinguístico na vivência da família no porão e dos atores em cena. O objetivo não é o da transposição linear da literatura para as artes cênicas, com uma dramaturgia fechada em cima da sinopse de um livro, pois perderia em profundidade. Assim, o espetáculo pretende literalmente “atravessar” a obra de Cornélia de Preux ao invés de adaptá-la, na medida em que as forças que permeiam as relações dessa família - e da própria experiência que os personagens exercem na história - não estão nos diálogos ou ações, mas na representação deles como força social e de que maneira cada uma dessas forças responde à sua própria condição de enclausuramento.

O público interage com os atores e é convidado a “mergulhar” nas sensações, mais do que na trama, para conseguir se enxergar refletido nas paredes do aquário/porão e perceber experiências singulares. A situação se instaura como clima e terreno fértil para o imprevisível, sem texto de apoio e nem a segurança de um começo, meio e fim.

CONCEITO DE DRAMATURGIA EM “O AQUÁRIO”

De acordo com a equipe de produção não há curva dramatúrgica estabelecida sobre bases fabulares. O que há é uma fenda profunda a cada apresentação que também é entendida como uma fissura por onde brotam estímulos, contatos, silêncios, narrações, metalinguagem, performances, catarses e erros. A angústia do desamparo dos personagens é a mesma dos atores. A aflição de não ter saída e de precisar manter-se digno de existir e ser visto pelo mundo, também. A lógica narrativa é, como se classifica em roteiros de cinema, de segundo/terceiro campo (típica do cinema europeu, ou de filmes "de arte"): importa menos “o que” as personagens fazem, e mais “quem” elas são. Não há protagonismo, mas quatro forças correndo simultaneamente em diferentes níveis de consciência; não há compromisso com o final ou com alguma moral da história.

SINOPSE

Uma família de classe média sem dinheiro simula uma viagem de férias para as ilhas Fiji e espalha a notícia aos quatro ventos. No dia da partida, o pai, Constantin, se tranca no porão da própria casa ao lado da esposa e dos três filhos em nome da manutenção da mentira. A fábula contemporânea evidencia o narcisismo patológico no qual a sociedade contemporânea mergulha.

SOBRE A AUTORA

Formada em Letras pela Universidade de Genebra, Cornélia de Preux vive e trabalha em Lausanne (Suíça), onde atua como tradutora, jornalista e escritora. Cornélia trabalha com várias organizações, na qualidade de tradutora e jornalista especializada em questões da proteção ao meio ambiente. Em 2012, a Plaisir de Lire publicou L’Aquarium, seu primeiro romance. A obra teve excelente aceitação pela imprensa e está sendo reeditada pela quarta vez. Além disso, a obra foi nomeada para o Prêmio Edelweiss Payot 2013 e, no mesmo ano, pré-selecionada para o Festival du premier roman de Chambéry. Seu segundo romance se intitula, Le chant du biloba (2016) e o terceiro livro, uma coleção de contos, La fin des haricots (2018), também foram publicados pela Editora Plaisir de Lire.

SOBRE O DIRETOR

Cássio Brasil começou sua trajetória nas artes em cima dos palcos, como ator, mas foi na direção de arte, por meio da criação de figurinos e cenários, que se destacou como um dos mais expressivos profissionais das artes cênicas no Brasil. Trabalhou com Jô Soares e Bete Coelho como assistente de direção. Foi indicado ao Prêmio Carlos Gomes e nomeado pelo Prêmio Robert da Academia Dinamarquesa de Cinema. Premiado em diversos anos pelo Prêmio Shell de Teatro e pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Trabalha nas principais casas de espetáculos e com os mais respeitados diretores e companhias de teatro, dança, ópera e cinema. Dentre seus principais trabalhos estão Linha de Passe (2008) de Walter Salles e Daniela Thomas; Tudo que aprendemos juntos (2015), de Sergio Machado; Hamlet, com Thiago Lacerda e direção Ron Daniels; Ricardo III, com Marco Ricca, Denise Fraga e Glória Menezes, com direção de Jô Soares; Vazante (2016), de Daniela Thomas. Atualmente vive em São Paulo e realiza trabalhos e projetos no Brasil e fora do país.

FICHA TÉCNICA

O AQUÁRIO - DE CORNÉLIA DE PREUX

Tradução: Reto Melchior
Direção: Cássio Brasil
Elenco: Fabiana Gugli, Luiza Curvo, Robson Catalunha, Luisa Micheletti
Iluminação: Pajeú
Montagem: Murillo Carraro
Produção executiva: Cicero de Andrade e Vivian Vineyard
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro

SERVIÇO

ESPETÁCULO: O AQUÁRIO

Quando: dias 4 e 5 de dezembro, sábado e domingo
Horário: 20h e 18h, respectivamente
Local: Teatro do Sesc Santo Amaro – 220 lugares
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (estudantes, +60 anos e aposentados, pessoas com deficiência e servidores da escola pública e Credencial Plena válida: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes).

SOBRE O SESC SÃO PAULO

Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/sobreosesc

SOBRE APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DE VACINA

Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A partir de 1⁰ de dezembro, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

TEATROS

Os teatros do Sesc ampliaram a capacidade de público para até 100% a partir de 23 de novembro. Os shows, peças teatrais, espetáculos de dança e circo acontecem em diversas unidades, com ingressos marcados. A partir de 1⁰ de dezembro, a venda presencial de ingressos em rede, nas bilheterias das unidades, será retomada e a venda de ingressos on-line segue disponível no Portal Sesc SP. Até lá, a venda de ingressos acontece pelo portal Sesc SP ou na bilheteria da unidade em que a atividade acontece. Acompanhe a agenda de shows e espetáculos no Portal Sesc – www.sescsp.org.br

SESC SANTO AMARO

Bilheteria e horário da unidade: Terça a sexta, das 10h às 20h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo.
Acessibilidade: universal.
Estacionamento da unidade: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional (Credencial Plena); R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional (outros).
Preço único mediante apresentação de ingresso (a partir das 18h): R$ 7,50 (Credencial Plena) e R$ 15,00 (outros).
Disponibilidade: 158 vagas para carros e 36 para motos. A Unidade possui bicicletário gratuito.

Para mais informações e agendamentos, acesse:

https://centralrelacionamento.sescsp.org.br
https://inscricoes.sescsp.org.br


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