Instituto Unibanco e UNIperiferias promovem debate sobre relações étnico-raciais e de gênero na escola pública
Encontro apresentará pesquisa e livro sobre educação antirracista e democrática
Na próxima quarta-feira (24), às 16h, o Instituto Unibanco e a UNIperiferias promovem o webinário Contribuições para a Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero na Escola Pública, com a presença de especialistas, pesquisadores e estudantes da rede pública. Na ocasião acontecerá o pré-lançamento o livro da UNIperiferias, em parceria com o Instituto, chamado Escrevivendo diálogos com a escola pública: por um projeto de educação antirracista e democrática. A obra, que estará disponível a partir de dezembro, reflete sobre interseccionalidade de raça e gênero na escola e sobre a influência no trabalho da gestão escolar nas práticas docentes, na autoestima e nas trajetórias das estudantes negras e periféricas.
Para tanto, serão apresentados os resultados da pesquisa remota realizada pela UNIperiferias em 2020-2021, que contou com a participação de gestoras, professores e estudantes, refletindo sobre a experiência da implementação de práticas antirracistas e antissexistas em escolas, os avanços e desafios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e a promoção da equidade na educação.
Tiago Borba, gerente de planejamento e articulação do Instituto Unibanco, ressalta a importância de produzir diagnósticos que identifiquem desigualdades raciais e de gênero na educação pública, com o intuito de orientar a tomada de decisão da gestão escolar e dos docentes. “A parceria do Instituto com a UNIperiferias fortalece nossa estratégia de equidade racial pela potência da produção científica oriunda de territórios e pesquisadoras negras periféricas, bem como propõe através de práticas antirracistas e antissexistas, a efetivação de uma escola pública democrática, comprometida com a redução das desigualdades educacionais e com a construção de uma sociedade mais justa”, comenta.
Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Unibanco, o evento contará com abertura de Tiago Borba e as seguintes participações: André Gomes, doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio e pesquisador da UNIperiferias; Lady Christina de Almeida, professora de Sociologia da SEEDUC/RJ e pesquisadora da UNIperiferias; Marcelly Nascimento Thiengo de Lima, estudante de filosofia da UFF e afrografiteira; Maristela Lyrio, diretora-geral do CIEP 358 Alberto Pasqualini; e o estudante Lucas Vasconcellos. A mediação do debate ficará a cargo de Fabíola Camilo, coordenadora de Articulação do Instituto.
O webinário faz parte do ciclo Educação para Juventudes, série de encontros semanais que, desde março deste ano, busca contribuir para a ampliação do debate sobre gestão em educação.
Serviço
Webinário: Contribuições para a Educação das Relações Étnico-Raciais e de gênero na escola pública
Data: quarta-feira, dia 24 de novembro
Horário: 16h
Abertura: Tiago Borba, gerente de planejamento e articulação do Instituto Unibanco
Pré-lançamento do livro: Escrevivendo diálogos com a escola pública: por um projeto de educação antirracista e democrática
Comentaristas: André Gomes, doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio e pesquisador da UNIperiferias; Lady Christina de Almeida, professora de Sociologia da SEEDUC/RJ e pesquisadora da UNIperiferias; Marcelly Nascimento Thiengo de Lima, estudante de filosofia da UFF e afrografiteira; Maristela Lyrio, diretora-geral do CIEP 358 Alberto Pasqualini; e Lucas Vasconcellos, estudante.
Mediação: Fabíola Camilo, coordenadora de articulação do Instituto
Transmissão ao vivo:
Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. https://www.institutounibanco.org.br.
Sobre a UNIperiferias
A UNIperiferias é uma universidade da sociedade civil, projetada pelo Instituto Maria e João Aleixo, e se dedica a formação de especialistas em periferias, produção de conhecimentos e ações que visibilizam e fortalecem as potências das periferias. Atua no desenvolvimento de uma rede internacional e trabalha para construir uma agenda social e política que tenha como eixo os interesses da grande maioria da população, em particular mulheres, povo negro, povos originários e pessoas periféricas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>