Instituto Semeia lança 2ª edição do 'Guia para visitação em áreas protegidas no contexto da Covid-19'
'A novidade desta edição é que o conjunto de diretrizes do Guia agora abrange outros tipos de áreas protegidas, além de parques urbanos e naturais', diz Fernando Pieroni, diretor-presidente do SEMEIA
O Instituto Semeia lançou, neste mês, a 2ª edição do 'Guia para visitação em áreas protegidas no contexto da Covid-19'. O material contou com a revisão técnica do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e professor da Universidade Federal da Bahia, Guilherme de Sousa Ribeiro, especialista em infectologia e epidemiologia clínica e aplicada à saúde coletiva, e do especialista e pesquisador em áreas protegidas Cláudio C. Maretti, pós-doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo.
De acordo com Fernando Pieroni, diretor-presidente do SEMEIA, o Guia é voltado para apoiar equipes gestoras dos parques e demais áreas protegidas a implementar e aprimorar as ações preventivas ao coronavírus (especialmente nesta época de fim de ano em que muitas pessoas viajam para destino naturais).
“A novidade desta edição é que o conjunto de diretrizes do Guia agora abrange outros tipos de áreas protegidas além de parques urbanos e naturais. A publicação também traz um apêndice dedicado à reflexão do Turismo de Base Comunitária no contexto de pandemia. Além disso, dispõe de atualizações de protocolos e diretrizes, além de recomendações e orientações relacionadas ao comportamento do público às atividades e usos, à operação e comunicação nas áreas protegidas brasileiras”, disse Pieroni.
Ele destaca que a retomada das atividades nesses locais deverá respeitar uma série de medidas. "Estamos em uma curva de aprendizado, que será gradual e complexa. Há cuidados e protocolos, até para evitar aglomerações, que deverão ser respeitados. Manter o distanciamento social e higienização pessoal, lavar as mãos com frequência e fazer uso do álcool gel - integram essas medidas", afirma Pieroni.
A 2°edição do guia pode ser lido no link: http://www.semeia.org.br/publicacoes.php
Sobre o SEMEIA
Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para os brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos. Busca contribuir para a transformação de parques em espaços produtivos, geradores de emprego, renda e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>