Simulação Diplomática do Santo Américo Debate a Amazônia e Meio Ambiente
CSAMUN 2020 teve mesa redonda com participação de convidados
Foram três dias de debates, considerações, reflexões, pesquisas, sugestões e argumentos. Esse é o saldo do CSAMUN – Colégio Santo Américo Model United Nations - que terminou com a brilhante atuação dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Os debates da simulação diplomática aconteceram nos dias 17 e 19 de novembro e, no dia 18, os alunos participaram da mesa redonda “A centralidade da Amazônia no debate ambiental e político no Brasil e no mundo”, com convidados bastante especiais: Dom Mauro Lorian O.S.B, Reitor do Colégio Santo Américo; Arno Aloisio Goettems, professor de Geografia e das eletivas Relações Internacionais, Geografia da Amazônia e Meio Ambiente e Sustentabilidade; Padre José Boeing, que vive na Amazônia há 30 anos e trabalha na CPT e VIVAT Internacional, ong filiada à ONU, e Fabia Fernandes Carvalho Veçoso, pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Melbourne.
Foram dias de grandes atuações, aprendizagem e descobertas tratadas em quatro diferentes contextos globais: o caso de Chernobyl, trabalhado pelo Comitê Histórico; o acordo econômico entre a União Europeia e Mercosul, debatido pelo Comitê Contemporâneo; o futuro pós-pandemia e os impactos ambientais associados discutido no Comitê Futurista e, por fim, o Comitê de Imprensa, que representou importantes veículos internacionais, além do jornal CSAMUNDO.
Julio Cesar Ferreira Santos, Orientador da Área de Geografia, Filosofia, Atualidades e Cidadania do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio explica que o CSAMUN é um projeto que trabalha com temas muito importantes do ponto de vista dos processos que movem o mundo contemporâneo. “Os alunos pesquisam e aprendem a respeito das principais posições e argumentos existentes em torno de problemáticas que dizem respeito às nossas vidas na prática. Pesquisar, mobilizar conhecimentos para refletir sobre os problemas do mundo e produzir propostas para resolução dessas questões proporciona um passo importante para a autonomia intelectual dos alunos, além de permitir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como respeito, escuta, resiliência e responsabilidade”, diz o coordenador.
Esta edição do CSAMUN foi particularmente desafiadora para alunos e coordenadores porque precisou ser realizada remotamente. “Passamos alguns meses estudando exemplos e cases de outros países e cidades do Brasil a fim de aprender com essas experiências. Adaptamos tudo à realidade do Santo Américo e introduzimos mecanismos de acompanhamento do rendimento dos alunos, como os roteiros de pesquisa e as avaliações via Padlet”, conta Julio.
A cada edição do CSAMUN fica acentuada a importância trabalhar com projetos que permitem personalizar o ensino e incentivar pesquisas e debates para a obtenção de respostas. “Trabalhos como esse tiram os alunos da zona de conforto e são muito mais eficientes do que as avaliações tradicionais feitas por plataformas virtuais”, finaliza o coordenador.
Sobre o Colégio Santo Américo
Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>