Especialistas participam de debate virtual sobre as epidemias e pandemias da história
Fundo de População da ONU organiza webinário nesta quarta-feira (29/07), em parceria com a ABEP, para debater sobre as pandemias do passado
Nesta quarta-feira (29/07), o Fundo de População da ONU (UNFPA), em parceria com a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), promovem webinário especial sobre as epidemias da história. O evento é a 14ª edição da série População e Desenvolvimento em Debate. A discussão será transmitida a partir das 15h, no canal do UNFPA Brasil no YouTube.
A expansão mundial do novo coronavírus, SARS-Cov-2, despertou o interesse dos estudiosos e da sociedade em geral em conhecer e discutir as epidemias e pandemias que atingiram as populações no passado, seus impactos, desdobramentos e enfrentamentos. Este webinário tem o objetivo de debater as epidemias e pandemias ocorridas ao longo da história, seus ritmos e intensidades, o volume e as características das pessoas atingidas, os óbitos ocorridos, as condições sanitárias, as políticas implementadas e as consequências para a sociedade nos diferentes espaços e momentos históricos. A partir de então, a ideia é responder à questão: tendo em vista a “novidade” da pandemia Covid-19, e sua relação com o fenômeno de globalização, até que ponto é importante discutir as pandemias do passado neste momento em que estamos vivendo?
A convidada e convidados para o webinário são: Flavio Coelho Edler, pesquisador da Casa Oswaldo Cruz e professor da Fiocruz; Nikelen Witter, professora da Universidade Federal de Santa Maria; e Massimo Livi-Bacci, professor da Università di Firenze. A mediação do webinário será realizada por Ana Silvia Volpi Scott, professora da Universidade Estadual de Campinas.
Sobre os palestrantes:
Flavio Coelho Edler
Pesquisador da Casa Oswaldo Cruz e professor da Fiocruz
Flavio Coelho Edler é pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz e professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (COC-Fiocruz). Tem se dedicado à área de história das ciências, com ênfase em história da medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: história da pesquisa clínica e experimental, doenças e identidades sociais, história da saúde pública. É autor do livro A MEDICINA NO BRASIL IMPERIAL: CLIMA, PARASITAS E PATOLOGIA TROPICAL, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. 298p.
Nikelen Witter
Professora da Universidade Federal de Santa Maria
Nikelen Witter é graduada em História pela UFSM. Possui Mestrado em História do Brasil pela PUCRS e é Doutora em História Social pela UFF. Suas pesquisas de mestrado e doutorado centraram-se em História da Saúde e das Práticas de Cura. É autora do livro Dizem que foi Feitiço: as práticas de Cura no Sul do Brasil (1845-1880) e sua tese de doutorado Males e epidemias: governantes sofredores e curadores no sul do Brasil, tratou sobre a pandemia do cólera de 1855. Atualmente, é professora do Departamento de História da UFSM e dedica-se a investigações de questões que envolvam Gênero e a História das Mulheres na época Contemporânea. É também escritora com vários livros publicados na área de ficção.
Massimo Livi-Bacci
Professor da Università di Firenze
Massimo Livi-Bacci graduou-se na Faculdade de Ciência Política “Cesare Alfieri” da Universidade de Florença. É professor emérito da Universidade de Florença. Em sua longa carreira, Massimo Livi-Bacci publicou vários livros, ensaios e artigos científicos; organizou reuniões e conferências; dirigiu e coordenou grupos de pesquisa; co-fundou sociedades científicas e foi consultor de várias instituições, na Itália e no exterior. Por vinte anos, esteve à frente - primeiro como Secretário Geral, depois como Presidente - da IUSSP. Atualmente é presidente honorário da IUSSP. Sua atividade científica tratou de vários aspectos da população italiana e mundial, tanto em seu desenvolvimento atual quanto em uma perspectiva histórica. Foi, por 2 mandatos, membro do Senado Italiano.
Serviço:
14ª edição da série População e Desenvolvimento em Debate
Tema: “As epidemias da história”
Dia: 29/07/2020
Horário: 15h às 16h30
Local: Youtube UNFPA Brasil
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>