Saúde emocional dos mais vulneráveis - Espaço Diálogos Vinhedo bate papo ao vivo com a diretora de documentários e docente Maura Âmbar, de Valinhos-SP
Espaço Diálogos Vinhedo bate papo ao vivo com a diretora de documentários e docente Maura Âmbar, de Valinhos-SP
Psicólogas interagem com a professora de pós-graduação em Suicidologia e também diretora do documentário Suicídio – Assunto Urgente
Sócias da clínica Espaço Diálogos Vinhedo, as psicólogas Renata Leal Quaglio e Marilei Caldeirão Utikawa recebem no dia 31 de julho, às 19h, a docente e diretora de documentários Maura Âmbar. Elas debatem ao vivo, em evento gratuito, o tema Saúde Emocional dos Mais Vulneráveis. Maura Âmbar é professora de pós-graduação em Suicidologia, na disciplina Grupos de Vulnerabilidade LGBTQIA+, da Universidade São Caetano do Sul (USCS), coordenada pela suicidologista Karina Okajima Fukumitsu.
Residente na cidade de Valinhos, no Circuito das Frutas, a 80 km da capital, Maura Âmbar, conhecida como Má Âmbar, é também licenciada em Artes Visuais pela Universidade Claretiano, com extensão em Cinema e Filosofia. Ela dirigiu o documentário Suicídio – Assunto Urgente, sua obra mais conhecida. O roteiro preconiza a necessidade de prevenção ao suicídio pelo acolhimento a pessoas em situação de alta vulnerabilidade emocional, independentemente de sexo, religião ou classe social.
Em aulas e palestras, Maura promove reflexões com uma pergunta-base: Qual vida deve ser salva? Segundo ela, a resposta que a maioria das pessoas daria é: “todas as vidas”. “Mas, infelizmente, nosso tecido social e seus julgamentos superficiais, carregados de uma tradição de preconceito e falta de informação, mostram em números que muitas vidas ficam vulneráveis ante esta realidade.”
“Considero-me absolutamente honrada por ter no corpo docente essa mulher extremamente sensível, competente e capaz de acolher o sofrimento existencial daqueles que, como ela, são marginalizados e julgados pelo preconceito por apenas serem quem são. Lembremos: quem está longe julga, e quem está perto compreende”, destaca a suicidologista Karina Okajima Fukumitsu.
Para as psicólogas Renata Leal Quaglio e Marilei Utikawa, o evento trará enorme contribuição a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade emocional. “Acreditamos que essa conversa será relevante, também, a parentes e amigos dessas pessoas. O evento é ainda um convite à sociedade em geral, para uma reflexão, em profundidade, sobre o sofrimento daqueles e daquelas que enfrentam ‘pré-conceitos’ e ‘pré-julgamentos’”, comenta Renata Leal Quaglio.
A clínica Espaço Diálogos foi fundada há dois anos e conquistou sucesso na cidade paulista de Vinhedo, na região de Campinas (SP). Sócia e parceira de Renata no empreendimento, Marilei Utikawa acrescenta que nos dias de hoje, principalmente neste momento de enfrentamento a uma pandemia com graves desdobramentos a incontáveis famílias brasileiras, a vulnerabilidade emocional “deve entrar forte na pauta” dos diálogos entre pais e filhos, familiares, amigos e grupos de profissionais de saúde.
Como participar: @espacodialogosvinhedo (Facebook) e na plataforma ZOOM, com ID e senha que será disponibilizado nas redes sociais do Espaço Diálogos Vinhedo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>