Despolarize! e Redes Cordiais convidam Cazé Pecini para live sobre Fake News nessa sexta-feira, às 18h
Urgência do assunto decorre da recente decisão do governo brasileiro em ficar de fora de um compromisso mundial para não difundir desinformação em meio à pandemia; 132 países assinaram
Live é parte de uma série de conteúdos didáticos que informam e oferecem ferramentas para o diálogo, a fim de aproximar pessoas de opiniões diferentes – essencial para um futuro alinhado aos nossos interesses comuns
A polarização social se aprofundou, e, com ela, a violência das manifestações espontâneas. Posições radicais levam ao discurso de ódio e à propagação de notícias falsas. Por isso, os projetos Despolarize (@despolarize_) e Redes Cordiais (@redescordiais) se uniram para uma série de lives que discutirão o assunto, trarão estratégias de como resgatar o diálogo perdido e outros temas relacionados. Nesta sexta-feira (19), às 18h, o apresentador Cazé Pecini é o convidado, e, junto com Alana Rizzo, co-fundadora do Redes Cordiais, fala sobre Fake News.
A ideia da live é discutir sobre como as Fake News colaboram com a polarização, e trabalham de forma convincente no distanciamento da realidade e do diálogo. "As fake news criam uma realidade feita sob medida para a conveniência de cada um. Assim, a ilusão se propaga como se fosse fato e as pessoas se sentem confortáveis com a mentira sem a necessidade de se esforçarem para entender a diversidade do mundo", comenta Cazé.Também darão dicas de como identificar notícias falsas, e revertê-las – como estabelecer uma conexão com quem acredita nelas.
A necessidade do assunto também surgiu por consequência do recente episódio sobre o governo brasileiro não aderir ao compromisso em não difundir desinformação em meio à pandemia, e se posicionar contra as Fake News. O documento foi assinado por 132 países, inclusos EUA, Japão, Alemanha, França, Itália, Índia e Israel. Na América do Sul, apenas o Brasil ficou de fora.
A série de lives tem como propósito oferecer um conteúdo didático que informa e oferece ferramentas para que possamos conviver melhor em sociedade, de forma harmônica, e com um futuro alinhado aos nossos interesses comuns. Nas últimas semanas, Dominic Barter, especialista em comunicação não-violenta, foi o convidado, e aprofundou a urgência da conversa em tempos de instabilidade e pandemia. O vídeo está disponível no IGTV de ambos projetos.
Os próximos assuntos serão sobre como conversar com quem não acredita na pandemia; como despolarizar os algoritmos e imprensa e polarização; entre outros.
Sobre o Despolarize
O Despolarize é um projeto independente que busca garantir a convivência democrática por meio da mudança de comportamento nos diálogos. Apresentando conteúdos interativos, dicas de como conversar sobre temas polêmicos, estimulando esses diálogos com respeito e argumentações. A equipe do projeto, criado pelo Politize! em parceria com Poço, constantemente atualiza a plataforma com informações para colaborar ainda mais com este momento, trazendo conteúdos e também novas abordagens.
Sobre o Redes Cordiais
O Redes Cordiais é um projeto de educação midiática que treina influenciadores digitais a identificar e combater notícias falsas e discursos de ódio nas redes sociais. Em dois anos, o RC construiu uma rede de 136 influenciadores, dos atores Paolla Oliveira e Fernanda Lima ao YouTuber Felipe Castanhari e o ativista social Raull Santiago, que já passaram por workshops presenciais do Redes e tiveram uma introdução à educação midiática, checagem de notícias e Comunicação Não-Violenta. Juntos, esses influenciadores falam com 70 milhões de seguidores, para quem repassam o conhecimento apreendido nos treinamentos do Redes Cordiais. Os workshops têm abordagem multidisciplinar e a proposta é engajar mais e mais tribos na construção de redes menos tóxicas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>