O Ponto de Vista do Trabalhador – A Crise e os Empregos no Setor de Energia
Saiba como a International Trade Union Confederation está acompanhando a questão no setor
A drástica queda na demanda de energia causada pelo isolamento adotado na maioria dos países deixou o setor em alerta em diversos níveis – investimentos, preços, estratégia de produção, planejamento energético. Mas todos convergem para uma grande questão – o desemprego. A situação global dos empregos em energia e seu impacto na migração de empregos pela transição energética, será o tema da quinta edição da série O Cisne Negro e a Transição Energética, promovida pelo Instituto E+ Transição Energética.
A palestrante do evento sobre Crise, Empregos e Transição Energética será Samantha Smith, diretora do Just Transition Centre (Centro de Transição Justa) da International Trade Union Confederation, maior confederação de sindicatos do mundo. A moderação será realizada pela economista do DIEESE, Renata Belzunces.
O evento acontece dia 3 de junho, às 10 horas (Brasília).
A série O Cisne Negro e a Transição Energética é uma realização do Instituto E+ Transição Energética, que acompanha de perto os impactos que a crise global está causando no setor mundial de energia.
A palestra será ministrada no idioma inglês.
As inscrições devem ser feitas por este link: https://bit.ly/3gugWew
Sobre Samantha Smith
Como diretora do Just Transition Centre, Samantha Smith tem foco na transição justa para trabalhadores e comunidades. O Centro foi criado pela International Trade Union Confederation e parceiros para apresentar planos de transição justa em todos os níveis. Antes, Samantha atuou na WWF, maior organização de conservação do mundo, como líder na área de Clima Global e Energia, e também como diretora no WWF’s Artic Programme, trabalhando com comunidades, organizações indígenas e governo.
Samantha ocupou posições seniores na Statoil da Noruega, liderando equipes para projetos de CO2, e gerenciando a parte comercial de projetos de larga escala em energias renováveis.
Samantha iniciou a carreira em litigância corporativa especializada em finanças nos Estados Unidos. Ela recebeu vários prêmios pelo trabalho pro bono justiça racial, direitos reprodutivos e pobreza. Ela é graduada em história e direito pela Universidade da Califórnia, Berkeley.
Sobre Renata Belzunces
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina na Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), onde pesquisa o tema dos dilemas e limites da ação sindical para a questão ambiental, no caso da mineração no Brasil e Peru. Mestra em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp, título obtido em outubro de 2006. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e bacharelado em Ciências Econômicas pela mesma universidade. Atualmente é técnica do DIEESE, onde desenvolve atividades relacionadas a análise do mercado de trabalho e assessoria à entidade sindical.
Sobre o Instituto E+ Transição Energética
O Instituto E+ é um think tank independente que promove o amplo diálogo com representantes de todos os setores para pautar a transição energética brasileira como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono. O Instituto E+ faz parte da rede International Network of Energy Transition Think Tanks (INETTT).
As edições anteriores da série O Cisne Negro e a Transição Energética podem ser assistidas no canal oficial do Instituto E+ no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UC46zZl90o5ozMLxJUScA65A
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>