Em meio à quarentena e lembrando os 30 anos do ECA, Sesc São Paulo promove atividades online para a Semana Mundial do Brincar
Edição de 2020 vai até 31 de maio, com o tema “Brincar entre o Céu e a Terra”
Estatuto da Criança e do Adolescente foi marcante ao reconhecer a importância de brincar, praticar esportes e divertir-se
Evento ajuda a lembrar que, mesmo diante da realidade da pandemia da Covid-19, as crianças precisam exercitar o brincar dentro de casa
Brincar entre o Céu e a Terra é o tema da Semana Mundial do Brincar, que este ano realiza todas as suas ações entre os dias 23 e 31 de maio no Portal e nas redes sociais do Sesc São Paulo e de suas unidades na capital, interior e litoral. A ideia é chamar toda a sociedade à reflexão e debate sobre a importância do ato de brincar na vida humana.
No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, o Sesc São Paulo lembra que, além dos direitos fundamentais à vida e à saúde, o ECA também reconhece a importância de brincar, praticar esportes e divertir-se como aspectos essenciais do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade de crianças e adolescentes.
Mas e agora? Como contribuir para que o direito ao brincar das crianças seja respeitado, mesmo durante a quarentena?
A campanha é realizada no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013. Neste ano, em decorrência da complexa realidade da pandemia da Covid-19, o evento destaca que as crianças nunca param de brincar. Diante de um cenário global que impõe novas reflexões e formas de ver e viver o mundo, torna-se imprescindível acolher essa necessidade.
O tema chama a atenção para proteger e cultivar a imaginação e o devaneio da criança, reconhecendo que estes estão conectados e se alimentam do ser e o estar no universo da infância. Ou seja, a referência ao céu e a terra coloca em conexão o imaginar e agir como potências da criatividade e singularidade das crianças.
Outro aspecto relacionado ao tema é a homenagem aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), importante marco para o reconhecimento da criança como sujeito de direitos e instrumento para a garantia de direitos a brincar, imaginar, criar, ser e estar no mundo com encantamento.
Com brincadeiras, musicalização, montagem de espaços para brincar, oficinas, contações de histórias, investigações sensoriais, rodas de conversa, em diversos formatos, como textos, vídeos e ações ao vivo, a Semana traz a proposta de exercitar o brincar dentro de casa e convoca o cuidado dos adultos para que elas brinquem nesses espaços domésticos com segurança e afeto.
Pela singularidade do contexto, as telas serão um meio, mas não o foco, para viabilizar o brincar no concreto e para que as propostas alcancem as crianças. O uso das tecnologias, neste sentido, é indicado com a mediação de qualidade de um adulto que acompanhará a criança.
Acompanhe a Semana Mundial do Brincar nas redes sociais do Sesc São Paulo ou acessando: sescsp.org.br/semanamundialdobrincar
Programação:
Contação de história: Quem conta seus medos se espanta
Com Susana Diniz
Quando: 28/5 (quinta-feira), 10h30
Onde: Instagram do Sesc Consolação (instagram.com/sescconsolacao)
Conta a história para a primeiríssima infância, o mistério da casa mais esquisita da rua, onde crianças acreditavam que morava uma bruxa. Ou seria apenas uma pessoa com medo da felicidade? A divertida aventura convida ao brincar entre repetições de canções e imitações de bichos. E o valor do aconchego da família, que encoraja para encarar qualquer desafio. Susana Diniz é contadora de histórias com 20 anos de trajetória em pesquisa e atuação na arte de narrar. Consultora e treinadora de comunicação lúdica, arte-educadora brincante e atriz.
Oficina: Um cantinho para brincar e cantar
Com Sheila Ferreira
Quando: 29/5 (sexta-feira), 10h30
Onde: Instagram do Sesc Consolação (instagram.com/sescconsolacao)
Nesta live dedicada às crianças e famílias, Sheila Ferreira e sua filha Clara irão propor brincadeiras do universo infantil e músicas para cantar e alegrar a tarde. Sheila Ferreira é Educadora Musical Licenciada em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Integra a equipe do Centro de Música do Sesc Consolação desde 1998 nas áreas de Voz e Musicalização, e foi preparadora vocal do elenco do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), dirigido por Antunes Filho. É compositora e integrante de grupos vocais.
Bate-papo ao vivo: Brincando da Terra ao Céu e vice versa
Conversa entre Lucilene Silva e Adelsin sobre o significado e importância do brincar na vida das pessoas
Quando: 29/5 (sexta-feira), das 18h às 19h
Onde: Instagram do Sesc Osasco (instagram.com/sescosasco)
Lucilene Silva e Adelsin são integrantes da Casa das 5 Pedrinhas, fundada por Lydia Hortélio, e trabalham com a pesquisa, o fortalecimento e a irradiação dos movimentos da cultura das crianças e da gente menina do Brasil. Lucilene coordena a OCA Escola Cultural na Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, e Adelsin desenvolve parcerias com diversas ONGs em Minas Gerais e no Ceará.
E agora, quem brinca comigo?
Com Tati Fávaro e Plínio Teodoro
Dia: 30/5, sábado
Horário: 17h30
Onde: Instagram do Sesc Jundiaí (instagram.com/sescjundiai)
Diálogo e reflexão sobre a capacidade que todas as mães, pais ou adulto de referência possuem de contar histórias, brincar, cantar com as crianças, levando afeto e reforçando vínculos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>