Despolarize! e Redes Cordiais lançam série de lives para debater os impactos da polarização na sociedade e formas de resgatar o diálogo
Dominic Barter é o convidado de estreia e falará sobre a importância do diálogo entre polos de opinião, nesta sexta-feira, 22, às 18h
A polarização social se aprofundou, e, com ela, a violência das manifestações espontâneas, especialmente nas redes sociais. Posições radicais, não importa se de esquerda ou de direita, levam ao discurso de ódio e à propagação de notícias falsas. Por isso, os projetos Despolarize! (@despolarize_) e Redes Cordiais (@redescordiais) se uniram no lançamento de uma série de lives semanais que discutirão o assunto e trarão estratégias de como resgatar o diálogo perdido. Serão cinco lives com diferentes convidados e a produção em conjunto de conteúdo sobre o tema, para ser espalhado nas redes sociais e grupos de mensagem, contribuindo para que internautas entendam a importância do diálogo e da informação de qualidade.
O convidado de estreia, nesta sexta-feira, dia 22, às 18h, é Dominic Barter, precursor de Comunicação Não-Violenta no Brasil. Residente no país há 28 anos, Dominic foi aprendiz e colega de Marshall Rosenberg, considerado o pai da Comunicação Não-Violenta, e se dedica a mais de duas décadas ao desenvolvimento de sistemas sociais de diálogo e parceria nas áreas de justiça, educação, cultura e política há 25 anos. Orientou os primeiros projetos pilotos de Justiça Restaurativa no Brasil e hoje tem projetos em quatro continentes.
Segundo Dominic, uma das chaves para semear e manter um diálogo saudável é fazer a distinção entre a forma e o sentido, ou seja, buscar entender o significado por trás das palavras usadas e da maneira como alguém disse algo.
Este sentido pode ser identificado por valores e necessidades simultaneamente compartilhados por todo ser humano, porém expresso de maneiras diferentes em cada contexto. Dominic lembra que ouvir empaticamente, ou seja, ouvir a pessoa e não somente o que ela diz, facilita esse encontro com a humanidade compartilhada mesmo por trás de posições adversárias.
“Vemos a falta de uma conexão comum entre as pessoas, uma união que respeita as diferenças. Esta falta está rasgando o tecido social, o entendimento mútuo em cima do qual toda convivência depende. A ausência de diálogo é fatal. Assim a capacidade dialógica está cada vez mais urgente no atual cenário”, analisa Dominic.
Uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada no ano passado, revelou que para 32% da população brasileira não vale a pena conversar com pessoas de posições políticas opostas. O resultado ficou acima da média dos 27 países observados no estudo (24%).
As outras lives serão sobre como conversar com quem não acredita na pandemia; como as fake news aprofundam a polarização; como despolarizar os algoritmos e imprensa e polarização.
Sobre o Despolarize!
O Despolarize é um projeto independente que busca garantir a convivência democrática por meio da mudança de comportamento nos diálogos. Apresentando conteúdos interativos, dicas de como conversar sobre temas polêmicos, estimulando esses diálogos com respeito e argumentações. A equipe do projeto, criado pelo Politize! em parceria com Poço, constantemente atualiza a plataforma com informações para colaborar ainda mais com este momento, trazendo conteúdos e também novas abordagens.
Sobre o Redes Cordiais
O Redes Cordiais é um projeto de educação midiática que treina influenciadores digitais a identificar e combater notícias falsas e discursos de ódio nas redes sociais. Em dois anos, o RC construiu uma rede de 136 influenciadores, dos atores Paolla Oliveira e Fernanda Lima ao YouTuber Felipe Castanhari e o ativista social Raull Santiago, que já passaram por workshops presenciais do Redes e tiveram uma introdução à educação midiática, checagem de notícias e Comunicação Não-Violenta. Juntos, esses influenciadores falam com 70 milhões de seguidores, para quem repassam o conhecimento apreendido nos treinamentos do Redes Cordiais. Os workshops têm abordagem multidisciplinar e a proposta é engajar mais e mais tribos na construção de redes menos tóxicas.
Serviço
A urgência do diálogo, com Dominic Barter
22 de maio, sexta-feira, às 18h
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>