Abertas inscrições para videoclipes no CineFest Gato Preto 2020
Em proposta inédita, os criadores de clipes poderão fazer sua inscrição entre os dias 20 de abril e 4 de maio. Além de ganharem projeção entre artistas de todo o país, os clipes participarão da mostra em caráter competitivo, sendo 2 clipes por sessão, concorrendo ao prêmio por júri popular.
Novidade da edição deste ano pretende fomentar produtores de todo o país
Conta-nos os registros históricos que tudo começou em 1975, quando a banda Queen ousadamente lançou um novo produto audiovisual que revolucionaria a indústria fonográfica. A música Bohemian Rhapsody trouxe para o meio artístico a possibilidade de falar em metáforas e entrelinhas, o contexto das composições musicais.
Na sequencia, eles caíram no gosto de músicos e fãs. Hoje, em plena era da internet, os chamados videoclipes dão destaque às produções musicais, já que o potencial de visualização e viralização não conhece limites.
Nesse ano eles ganharam espaço no maior festival de curtas-metragens do Vale do Paraíba, o CineFest Gato Preto, realizado em Lorena. Em proposta inédita, os criadores de clipes poderão fazer sua inscrição entre os dias 20 de abril e 4 de maio. Além de ganharem projeção entre artistas de todo o país, os clipes participarão da mostra em caráter competitivo, sendo 2 clipes por sessão, concorrendo ao prêmio por júri popular.
“Este é o primeiro ano que vamos receber esses materiais e passar para uma curadoria selecionar para exibirmos na mostra competitiva. Já era um pedido dos participantes, e temos certeza que teremos grandes surpresas em mais esta etapa do festival”, explica Geovana Mara, produtora executiva do evento.
O CineFest acontece neste ano no mês de setembro e divide as sessões por diferentes áreas do cinema.
"As sessões do Cinefest Gato preto já possuem sua forte marca educacional que divide as sessões por áreas do cinema. São elas roteiro, direção, atuação, arte, fotografia, produção, montagem e desenho de som", explica Geovana.
Já faz parte do festival, promover sessões especiais a cada ano, sendo que a sessão infanto-juvenil todo ano é garantida com exibições dedicadas às crianças e pré-adolescentes. Para aproximar outros públicos, a novidade da categoria videoclipe já era um pedido dos participantes, que se consolida esse ano e expande o festival para o novo formato.
Para inscreverem-se, os interessados devem fazê-lo pelo site www.cinefestgatopreto.com.br ou pelas redes sociais instagram @cinefestgatopreto e facebook.com/cinefestgatopreto
Diferentes atividades para promoção da cultura e amor ao cinema
Além dos 5 dias do festival de curtas, o Gato Preto têm outras atividades para promover a cultura da união e amor pelo cinema.
Para Geovana Mara, o cinema evidencia elementos importantes da cultura, e que, nesse momento tem como sua principal marca a união.
É por isso também que o CineFest Gato Preto oferece outras atividades além das mostras competitivas.
A Novena Cinematográfica, que antecede o festival, leva para 9 cidade do Vale do Paraíba (incluindo Lorena), uma sessão de curtas-metragens e um bate-papo, tudo regado a um lanche compartilhado pelos donos da casa. Ela acontece dentro da casa das pessoas que se interessam em receber a sessão de curtas
Já o GatoLab é um laboratório de roteiro para curtas-metragens, o primeiro da região. Neles, os participantes e amantes de cinema desenvolvem seu projeto, com a consultoria de cineastas em todas as etapas do processo.
Por último, a Itinerância Gato Preto percorre as mesmas 8 cidades da Novena (com exceção de Lorena). Desta vez, o evento leva parte do festival para espaços públicos da cidade, em parceria com as prefeituras de cada uma delas.
Tradição – O Cinefest GatoPreto acontece desde 2004, nas dependências do centro Universitário Teresa DÁvila. Foi idealizado pela Irmã Olga de Sá em parceria com a professora Olga Arantes, que também é diretora do Cine Clube da cidade. O ano de 2015 foi um marco para o festival, que ampliou seu formato levando o projeto em nível nacional.
Neste ano de 2020 o Festival obteve mais expansões com o trabalho da Janela Expressa Produções, que assumiu uma parceria com a Fundação Olga de Sá, com o objetivo de dar prosseguimento ao sucesso do evento e ao incentivo da participação de todo o Vale do Paraíba nas atividades do projeto.
A nova equipe de produção do Festival trabalha em conjunto com a recém-nomeada Diretora Geral: Polyana Zappa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>