Ebit|Nielsen: Novos Consumidores de Varejistas de Autosserviço Quase Dobram na 3ª Semana de Março
Resultado entre os dias 19 e 25 de março aponta maiores vendas de produtos de giro rápido, como Alimentos, que aumentam relevância para o e-commerce no geral
Com o aumento dos casos confirmados da COVID-19 no Brasil, o número de novos consumidores em varejistas online de Autosserviço cresceu 96% entre os dias 19 e 25 de março, na comparação com a semana anterior - acima da média de 13% do e-commerce total. As informações são da Ebit|Nielsen, referência em análises do comércio eletrônico no país.
Por isso, o aumento nas vendas de produtos de giro rápido (FMCG - fast-moving consumer goods) foi expressivo na semana. Itens da cesta básica, por exemplo, cresceram 165%, seguidos por frios (+106%), hortifrutigranjeiros (+93%), carnes (+59%) e padaria (+52%).
Com base neste cenário, o segmento de giro rápido apresentou leve alta na importância no faturamento total. Na última semana, FMGC representou 7% das vendas do e-commerce brasileiro, contra 4% no começo de março.
Como ainda é uma categoria de pouca relevância, no entanto, o desempenho positivo não foi capaz de compensar a retração de categorias maiores, como Eletrodoméstico e Casa&Decoração, que impulsionaram a baixa do total de compras online em 16,4% neste período.
FRETE
Para estimular as vendas das categorias mais importantes em faturamento, o e-commerce ampliou o oferecimento de frete grátis. De acordo com o levantamento da Ebit|Nielsen, por exemplo, mais de 70% do catálogo de Moda&Acessórios na semana passada teve oferta de entrega sem custo.
No entanto, com base na análise da Ebit|Nielsen, houve maior preocupação por parte dos lojistas sobre o cumprimento do prazo de entrega. Como resposta em forma de precaução, elevaram o tempo prometido: o prazo médio de entrega no começo de março era de 12 dias*, já na semana passada subiu para 19 dias*. Um exemplo é a categoria de Alimentos e Bebidas, cujo período de entrega médio aumentou em 4 vezes na última semana.
*tempo de frete em dias corridos
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>