O espetáculo “O Grande Perigo”, do BuZum!, se apresenta gratuitamente em Sorocaba
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Cultura.imprensa
- SEGS.com.br - Categoria: Eventos
- Imprimir
Prestes a completar 10 anos de muita “estrada” com 12 mil apresentações, a cia. teatral começa 2020 com sua agenda cheia por todo o Brasil.
São Paulo, março de 2020 – O ano promete ter muita cultura teatral, por meio dos ônibus da cia. de teatro de bonecos BuZum!, que circulará ao todo oito estados pelo país (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina), com aproximadamente 200 dias de espetáculos até o mês de dezembro.
Chegando em Sorocaba, o BuZum! apresentará gratuitamente no dia 18 de março (quarta-feira), com a estreia do espetáculo “O Grande Perigo”, serão seis sessões diárias contempladas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e com o patrocínio da hth®. Depois o BuZum! segue seu caminho para o interior do estado com outras peças. Cada trajeto do BuZum! poderá ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br .
O grupo já percorreu vários estados do país, diversas vezes com seu repertório autoral, já esteve até em Porto Suarez, na Bolívia e têm incontáveis fãs, tanto crianças, quanto adultos nas inumeráveis cidades por onde passou, nesses 10 anos de vida. Os dois ônibus da cia. mesclarão neste ano espetáculos com os temas: mitos folclóricos, histórias Indígenas e contos que exercem reflexões sobre a natureza, preservação e saúde do planeta.
Em setembro a cia. BuZum! completa 10 anos de “muita estrada”, literalmente, girando os roteiros de itinerância para levar gratuitamente ao público essa arte tão impar: o Teatro de Bonecos. Até o final do ano haverá muitas novidades e comemorações por onde passar.
A cia. tem muito o que celebrar, pois já circulou mais de 380 mil quilômetros para realizar 12.000 apresentações a mais de meio milhão de espectadores, nas mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades, nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.
O BuZum! chama muito a atenção a cada novo lugar que chega, tanto por fora com seus ônibus coloridos, quanto por dentro com seus atores divertidos encenando histórias mágicas e lúdicas. A cia. tem sede em São Paulo, é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto a equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores, todos inventando mundos onde tudo é possível, trazendo à plateia itinerante: o palco, a iluminação, a sonorização, com ar-condicionado, tudo que um teatro convencional possui, porém em um ônibus.
Os espetáculos são apresentados em escolas públicas e praças, por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Cidadania, por meio da Lei Rouanet.
Novidades 2020
Para este ano o BuZum! prepara duas grandes novidades, a primeira é que o BuZum! não ficará apenas em quatro rodas esse ano, haverá também a adaptação do espetáculo “O Grande Perigo” para ser realizado em palcos teatrais, ou seja, fora do ônibus. A segunda novidade é que a cia preparou um projeto específico para atender às escolas particulares, com a apresentação de um dos espetáculos em repertório e uma oficina de teatro de sombras, tudo isso dentro o BuZum!
Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo Para Cultura, na categoria Arte para Crianças - Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).
Repertório
Possui 14 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreou dois novos espetáculos, Caipira e Curumim, sobre Folclore e Contos Indígenas, que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco. E este ano estreia o espetáculo “O Grande Perigo”, sobre preservação da vida marinha.
Ficha Técnica – O Grande Perigo
Concepção e texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Adriana Telg
Direção: Adriana Telg
Elenco: Basílio Ludovico, Carolina Portella, Clari Oliveira, Daniel Sapiência, Dani Lima, Diezon Cabral (Dinho Weller), Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria Lima, Rafael Francisco, Tásia D’ Paula, Tita Azevedo e Thais Morais.
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing) e Dino Soto
Produção executiva: Juliana Christão e Aldo Andreetta
Assistente de produção: Thayna Lima
Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e João Pedro Andreetta.
Motorista: José Valério, Luiz Carlos e Régis da Silva.
Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira, casadalapa
Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério e Rodrigo Papa.
Direção administrativa: Jackson Iris
Direção Artística: Beto Andreetta
Direção de Produção: Mariane Gutierrez
Assistente financeiro: Rosy Farias e Jamiles Ribeiro.
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Coordenação de projeto: BuZum!
Serviço:
BUZUM! EM SOROCABA
Espetáculo: “O Grande Perigo”
Data: 18 de março, quarta-feira
Local: Escola Amim Cassar
Endereço: Rua Prof. Alberto Rossi, s/n°-Jardim São Camilo
Horários das apresentações: 9h40 10h20 11h - 13h30 14h10 14h50
Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>