Lazzo Matumbi faz todo mundo dançar em show inédito exibido no SescTV
No repertório, composições autorais, música popular brasileira, reggae e suingue
O SescTV exibe pela primeira vez no canal o show do cantor e compositor Lazzo Matumbi. No palco, Lazzo e banda tocam composições autorais, música popular brasileira, reggae e suingue. O espetáculo, dirigido por Daniel dos Santos, vai ao ar em 11/3, quarta, às 22h. A apresentação foi gravada em março de 2019, no Sesc Pompeia. (Assista também em sesctv.org.br).
O cantor afirma que durante sua carreira recebeu influências de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Wilson Simonal, Marvin Gaye, Ray Charles, James Brown e Fela Kuti, e sua música é inspirada por ritmos como o reggae e o samba. “ Se você perguntar qual é o meu estilo de música, vou dizer que faço música brasileira”, explica Lazzo. Segundo ele, sua música é uma mistura de todos os ritmos que influenciaram sua trajetória.
Lazzo Matumbi lembra que já tocou no Sesc Pompeia no início da carreira e que agora, mais experiente, acha maravilhoso voltar a cantar nesse palco. Ele considera que a diferença entre o começo e hoje é que está mais experiente e chega com toda a tranquilidade de fazer seu som, fazer a plateia dançar, pensar e curtir. “É um grande prazer mostrar cada coisa que eu vejo e fiz um apanhado de boa parte dos discos que tenho”, esclarece Matumbi.
No começo dos anos 1980, Matumbi morava em São Paulo, mas antes disso participou do movimento afro de blocos, responsável por levantar a autoestima da comunidade negra. Ele conta que a canção Alegria da Cidade, uma parceria dele e Jorge Portugal, foi gravada por Margareth Menezes e se tornou um hino oficioso da comunidade negra na Bahia. “Naquele momento, era importante cantar aquela canção. Infelizmente algumas pessoas ainda tem um sentimento recalcado de uma escravidão mental herdada da colonização, externando preconceitos. Precisamos ficar atentos”, diz Matumbi.
Matumbi também fala sobre outra canção sua, 14 de maio, uma reflexão sobre como era o Brasil no passado e sobre os dias atuais. Segundo ele, seu compromisso é com a ancestralidade, além de levar sua música, voz e poesia para as pessoas dançarem e pensarem de que forma podem construir uma sociedade melhor. Ele considera-se um eterno sonhador e faz parte do time de pessoas que sonham com uma sociedade melhor e acredita que um dia conseguiremos alcançar esse sonho.
Repertório: Pra gente dançar (Lazzo Matumbi e Beto Marques), Do jeito que seu nego gosta (Lazzo Matumbi e Zelito Miranda), Alegria da Cidade (Lazzo Matumbi e Jorge Portugal), 14 de Maio (Lazzo Matumbi e Jorge Portugal), Por amor (Lazzo Matumbi e Gileno Feliz), Saudades (Lazzo Matumbi e Gileno Feliz), Olhos de Xangô (Lazzo Matumbi e Jorge Portugal) e Me abraça e me beija (Lazzo Matumbi e Gileno Feliz).
Músicos: Músicos: Lazzo Matumbi (voz), Tércio Guimarães (saxofone), Fernando Rocha e João Teoria (trombone), Teddy Santana (bateria), Luisinho Oliveira (baixo), Maninho Oliveira (guitarra), Juliano Oliveira (teclados), Juciara Carvalho e Júlia Maia (vocais).
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Serviço:
Show: Lazzo Matumbi
Estreia: 11/3, quarta, às 22h.
Reapresentações: 12/3, quinta, às 2h e 12h; domingo, às 3h e 18h.
Classificação Indicativa: Livre.
Direção: Daniel dos Santos.
Para assistir o SescTV:
Acesse sesctv.org.br ou consulte sua operadora
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>