Luiz Gonzaga é homenageado em Gonzaga Rei, show inédito no canal
Otto, Mariene de Castro, Lirinha e Uli celebram a trajetória do sertanejo que influencia a música popular brasileira, até os dias atuais
O SescTV exibe pela primeira o show Gonzaga Rei, em homenagem ao sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião. A trajetória musical do sertanejo é rememorada através das vozes de artistas como Lirinha, Mariene de Castro, Otto e Uli. O espetáculo, dirigido por Romi Atarashi, vai ao ar em 5/2, quarta, às 22h. A apresentação foi gravada em agosto de 2019, no Sesc Pompeia. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo.)
No palco os artistas cantam composições de Luiz Gonzaga, intercaladas por depoimentos que falam sobre a emoção de homenagear o sanfoneiro, e a importância de Luiz Gonzaga, ou Gonzagão como também era conhecido, para a música popular brasileira. Mariene de Castro explica que o Rei do Baião é uma referência musical recebida em casa: “Minha avó tocava acordeon e meu avô era caminhoneiro, um sertanejo fã de Luiz Gonzaga. Foi com ele que comecei a escutar suas músicas, aos três anos de idade”, diz Mariene. Para ela o cantor é tão familiar, que a memória dele se confunde com a de seu avô.
Embalados pela sanfona Uli e Otto fazem o público dançar ao som de Vem Morena (Luiz Gonzaga). Em seguida, a cantora e compositora Uli explica que, embora tenha sido criada na periferia de São Paulo, sua família é tipicamente nordestina. A artista diz que a cidade sempre recebeu o povo do Nordeste, sua cultura e música. “Por isso que mesmo de longe, Luiz Gonzaga se fazia presente, cantando uma verdade que era minha também”. Segundo ela, Gonzagão é rei porque retrata a verdade de muita gente e conta a história de todas as pessoas.
Depois de interpretar Respeita Januário (Humberto Teixeira), o cantor Otto conta que é nordestino do agreste, e que por isso entende que a obra de Luiz Gonzaga se faz presente em sua trajetória como artista: “Eu vejo ele no folclore e no pop brasileiro. Ele está incorporado a minha obra em primeiro lugar”, explica Otto.
Lirinha e Uli cantam A Morte do Vaqueiro (Luiz Gonzaga e Nelson Barbalho), música importantíssima do Rei do Baião. “Ele compôs essa canção para um primo dele vaqueiro, assassinado em uma emboscada por causa de disputas de terra, no interior do Brasil”, afirma Lirinha. Segundo ele, a música é uma crítica ao descaso feito com os heróis brasileiros, que morrem sem reconhecimento. Lisonjeado pela oportunidade de mergulhar na obra do sertanejo, Lirinha reitera que Gonzagão é inventor de uma música que consideramos tradicional, mas que ninguém havia feito antes.
Sobre Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, em Exu, no sertão do estado de Pernambuco. Filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, Luiz Gonzaga tinha oito irmãos e era o segundo mais velho. Seu pai era sanfoneiro e nas horas vagas consertava instrumentos. Garoto, Luiz aproveitava para mexer nas sanfonas quando o pai ia trabalhar na roça. Aos 8 anos já acompanhava o pai nas festas da vizinhança. Mais tarde Januário permitiu que ele tocasse nos eventos, para poder descansar.
Durante a juventude Luiz Gonzaga foi para o exército, para garantir uma renda e futuro profissional. Somente em 1939 Gonzagão desistiu da carreira militar e seguiu seu sonho de cantar. Quando foi incentivado a tocar o ritmo da sua terra natal sua carreira prosperou. Em pouco tempo, Luiz Gonzaga tornava-se mais popular com suas composições que falavam sobre a vida no sertão e seu ritmo contagiante. Depois de se apresentar no programa de auditório de Ary Barroso, ele foi convidado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e dava início a uma carreira de sucesso. Nessa época, Gonzaga aperfeiçoou o ritmo que viria a se popularizar como baião.
Em 1941, gravou seu primeiro disco pela Rádio Corporation of America (RCA). Entre 1945 e os primeiros anos da década de 50, Gonzaga foi considerado um dos maiores artistas do Brasil. O apogeu do Baião perpassou a segunda metade da década de 40 até a primeira metade da década de 50, época na qual Gonzaga consolida-se como um dos artistas mais populares em todo território nacional. O grande marco da carreira do artista deu-se logo após a música “Asa Branca”, composição feita em parceria com Humberto Teixeira, que ainda hoje é considerada o hino do imigrante nordestino.
A homenagem, com 54 minutos de duração traz em seu repertório as canções: Olha pro céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes), Vem Morena (Luiz Gonzaga), Respeita Januário (Humberto Teixeira), Erva Rasteira (Luiz Gonzaga), Festa (Luiz Gonzaga), A morte do vaqueiro (Luiz Gonzaga e Nelson Barbalho), Xote Ecológico (Luiz Gonzaga), ABC do Sertão (Luiz Gonzaga), Orélia (Humberto Teixeira), Pagode Russo (Gonzaga e João Russo), Dezessete e Setecentos (LG e Miguel Lima), A hora do Adeus (Luiz Gonzaga e Onildo Almeida), Baião (Humberto Teixeira) e Asa Branca (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga).
Músicos: Bruno Marques (bateria), Fernando Nunes (baixo), Michelle Abu (percussão), Ricardo Prado (sanfona), Zé Pitoco (sopro e percussão), Jonas Moncaio (cello), Tiago Paganini (primeiro violino), Kleberson Buzo (segundo violino), Everton Souza (viola) e Rovelson Pascoal (guitarra e direção musical).
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Serviço:
Show: Gonzaga Rei
Estreia: 5/2, quarta, às 22h
Reapresentações: 6/2, quinta, às 2h; domingo, às 3h e 18h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção: Romi Atarashi.
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>