Departamentos de Informática e de Artes e Design da PUC-Rio recebem a Global Game Jam (GGJ) no dia 31/01, hackaton mundial de jogos que são desenvolvidos em 48h
Evento simultâneo em vários países vai reunir desenvolvedores para criarem games conforme o tema apresentado no primeiro dia da GGJ
As salas 232 e 234, do Prédio Leme, na PUC-Rio, na Gávea, vão receber no dia 31/01 (sexta-feira), a partir das 18h, 55 gamers que terão 48h para criarem jogos para a Global Game Jam GGJ, o maior evento de criação de jogos do mundo. Ele já faz parte do calendário anual de desenvolvedores de jogos e tem o intuito educacional de incentivar tanto a criação de novos games, quanto a formação de novos gamers e a colaboração entre interessados no tema. Até as 18h do dia 01/02 (domingo), todos os participantes, no mundo todo, poderão desenvolver, em grupo ou individualmente, quantos jogos puderem e que tenham a ver com um tema específico, que a GGJ só irá apresentar no dia 31. Ritual, Ondas, Transmissão e Lar já foram temas de anos anteriores. Em seguida, todo os jogos são compartilhados e disponibilizados no site da Global Game Jam - https://globalgamejam.org/games.
“Muitos participantes da GGJ nunca fizeram um jogo ou nunca tiveram colaboração e acabam conhecendo outros interessados em desenvolver jogos. Os jogos enviados ficam disponíveis para que outras pessoas possam baixar e joga-los. Também sempre há apoio de empresas de tecnologia que patrocinam o evento e lançam desafios que oferecem prêmios, em paralelo ao evento principal”, explica o Prof. Augusto Baffa, do Departamento de Informática e responsável pelo evento na PUC.
Esta é a quinta vez que a PUC-Rio participa da GGJ e ela é resultado da parceria do Departamento de Informática com o Departamento de Artes & Design, já que ambos oferecem disciplinas referentes à criação de games. “O desenvolvimento de um jogo sempre implica na parceria entre programadores e artistas, pois são áreas complementares e essenciais na criação de um game atraente visualmente e na forma de se jogar”, explica Baffa. Esta parceria conta com a participação do Laboratório ICAD/Visionlab, coordenado pelo Prof Bruno Feijó, do Departamento de informática e responsável por pesquisar e desenvolver jogos desde 1997 na PUC-Rio e tem o apoio do Departamento de Artes & Design.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>