Grandes nomes do mercado cinematográfico brasileiro se reúnem em Belo Horizonte no curso Gestão de Negócios do Audiovisual e Cinema
Realizado pela ONG Contato e pela Produtora Oficine, a formação é uma parceria da Ancine, Centro Universitário Una e Centro Técnico Audiovisual (CTAv)
Belo Horizonte vai receber nomes importantes do mercado cinematográfico brasileiro, de março a julho de 2020, durante o curso de Gestão de Negócios do Audiovisual e Cinema. Realizado pela ONG Contato e pela Produtora Oficine, em parceria com Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e Centro Universitário Una, o site para inscrições e informações já está disponível: www.gestaoavcine.com.br.
O curso é resultado de um edital da Ancine e do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e do BRDE (Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul). “Esta formação é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor do audiovisual brasileiro, em especial para Minas Gerais”, considera o coordenador acadêmico do curso, Helder Quiroga.
Segundo Quiroga, a finalidade é criar e desenvolver um ambiente de negócios do setor como elemento gerador de emprego e renda, crescimento econômico, atração de investimentos e geração de negócios para diversas áreas relacionadas ao turismo, administração, direito, gestão, tecnologia, comunicação e entretenimento. Profissionais do audiovisual, empreendedores, estudantes e produtores de audiovisual e cinema vão poder desenvolver suas capacidades diretamente com profissionais e especialistas com trajetória relevante no setor.
Apenas as cidades de São Paulo e Los Angeles (Califórnia - EUA) ofereciam esta formação antes de Belo Horizonte. “É um curso único, que traz a oportunidade de formar uma geração de homens e mulheres de negócios aptos a atuar no mercado nacional e internacional”, assegura Quiroga.
A ONG Contato já contabiliza 18 anos de experiência no campo da formação audiovisual e, neste projeto, firma a parceria com o Centro Universitário Una: “Essa colaboração é de grande importância para o fortalecimento desta iniciativa, pois a Una já conta com uma trajetória muito bem sucedida no campo educacional. É o curso de graduação em Cinema mais tradicional de Minas Gerais e com qualidade reconhecida pelo MEC e pelo mercado de trabalho”, celebra Quiroga. “Em razão disso, a instituição foi escolhida para sediar o curso, que será realizado na Cidade Universitária Una”, diz.
Ele também destaca a construção de um novo modelo de parceria que conta com a presença da Produtora Oficine, também parceira da Una há muitos anos. “Acredito que os novos modelos de transmissão de conhecimentos passam pela articulação em rede. E o curso de Gestão de Negócios do Audiovisual e Cinema será a primeira de muitas iniciativas que iremos construir de agora em diante”, atesta Quiroga.
A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Una, Vanessa Santos, afirma que o curso de Gestão possibilitará a formação de profissionais com uma visão mais ampla e com habilidades necessárias para compreender e dominar os desafios de um mercado em constante transformação.
“Nosso objetivo tem sido, cada vez mais, investir na formação de profissionais com habilidades e competências relacionadas à gestão e ao empreendedorismo no âmbito do setor criativo”, reitera Vanessa. “A expansão e a competitividade da indústria audiovisual brasileira passam, necessariamente, pela capacidade de se propor novos modelos de negócios, que promovam a sustentabilidade e que façam frente, por exemplo, ao cenário de mudanças da era digital”, avalia.
Melquiades Lima, sócio-fundador da Oficine, corrobora as considerações dos parceiros nesta iniciativa. "Para a Oficine é uma honra poder participar de um projeto como este. Há tempos temos o desejo de realizar um curso voltado para o ambiente de negócios para o setor audiovisual”, diz ele. “Já trabalhamos em muitas plataformas de formação junto à universidade e junto ao campo profissional neste sentido. E agora Minas ganha status de referência em formação executiva com esta iniciativa e nós estamos dando nossa contribuição para fortalecer a cadeia produtiva e fazer nosso audiovisual ser cada dia mais pujante”, comemora.
Os 18 módulos contemplam diversos temas, como “História do Cinema Brasileiro”, “Políticas Públicas para o Audiovisual”, “Economia e Financiamento de Projetos Audiovisuais”, “Produção Executiva para Cinema”, “Conteúdo por demanda e novas janelas de comercialização”, “Modelos de Negociação em Cinema e TV”, dentre outros.
Para a ministrar as aulas foram convidados nomes de peso do setor audiovisual, dentre eles, Alfredo Manevy (Ex-Presidente da SPCINE), Juca Ferreira (Ex-Ministro da Cultura), Orlando Senna (Ex-Secretário de Audiovisual), Tammy Weis (Coordenadora do Instituto Kerô e da Film Commission de Santos), Minon Pinho (Sócia da Produtora Casa Redonda) e Igor Kupstas (Diretor da O2 Play). Professores do corpo docente da Una que promovem o mercado de trabalho audiovisual também vão compor o curso.
Serviço:
Gestão de Negócios do Audiovisual e Cinema: inscrições e informações disponíveis no site www.gestaoavcine.com.br
Local: Cidade Universitária UNA Liberdade. Rua da Bahia, 1764 - Lourdes. Belo Horizonte - MG
Data: 6 de março de 2020 a 18 de julho de 2020.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>