Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) completa 83 anos
Pela ocasião do aniversário do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM, a Diretora Geral da Aliança Francesa Rio de Janeiro, Peggy Giordano será uma das homenageadas e receberá o Prêmio Diploma Quirino Campofiorito, por sua relevante contribuição a arte e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), que integra a rede Ibram no Rio de Janeiro (RJ), completa 83 anos de criação na próxima segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020. A cerimônia começa às 15 horas com a apresentação musical da intérprete brasileira, pianista de formação erudita Clara Sverner. Às 16h começa a solenidade de entrega dos Diplomas Quirino Campofiorito. Em seguida, às 16h45 haverá a apresentação do plano anual de atividades da Associação dos Amigos do Belas Artes ABA e ADotArt e às 17 horas, o ato de doação do Acervo da Gravadora Fayga Ostrower. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.
A Diretora Geral da Aliança Francesa do Rio de Janeiro e Delegada da rede das Alianças Francesas no Brasil, Peggy Giordano, que é francesa e que reside a mais de 8 anos no Brasil, será homenageada na ocasião e receberá o Prêmio Diploma Quirino Campofiorito, por sua relevante contribuição a arte e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Esta iniciativa vem em sintonia com todos eventos culturais que a Aliança Francesa tem realizado nestes 135 anos de atividades no Brasil e que, cada vez mais, valorizam a participação da instituição em todos os campos de atividade.
Sobre a Peggy Giordano
Diretora Geral da Aliança Francesa do Rio de Janeiro e Delegada da rede das Alianças Francesas no Brasil. Francesa, com mais de 8 anos de residência no Brasil, é Pós-Graduada em Administração, Desenvolvimento local & Cultural – Gestão de empresas culturais, pela Universidade de Reims; Mediação cultural pela Universidade Descartes/Paris e Relações Públicas pela Universidade de Reims. No Brasil, Peggy Giordano, antes de ocupar seu atual cargo, exerceu os cargos de Diretora Geral para as Alianças Francesas de Niterói e de Campinas.
Sobre o Museu Nacional de Belas Artes
Com criação oficializada em 13 de janeiro de 1937 e aberto ao público a partir de 1938, o Museu Nacional de Belas Artes está situado em edifício histórico que abrigava originalmente a Academia Imperial de Belas Artes, fundada por Dom João VI no bojo de política voltada à formação de uma arte nacional brasileira.
O MNBA abriga a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX, concentrando um acervo de setenta mil itens – entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros – que testemunha a história das artes plásticas no Brasil desde seus primórdios até a contemporaneidade.
Sobre a Aliança Francesa
Prestes a completar 135 anos de atividades no Brasil no mês de maio de 2020, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 37 associações e 68 unidades.
É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC).
Neste ano, em comemoração ao seu 135º aniversário, a Aliança Francesa terá grande quantidade de novidades. Dentre elas, a mudança no método de ensino, que trará maior dinamismo para as salas de aula, com ferramentas digitais e conteúdos muito atuais sobre toda cultura francófona, transformando as aulas em verdadeiros centros de debates de ideias e aprendizado colaborativo.
Serviço:
Evento: Prêmio Diploma Quirino Campofiorito
Dia: 13 de janeiro 2020
Horário: 15 horas
Local: Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM
Av. Rio Branco, 199, Centro, RJ
Entrada gratuita e sujeita a lotação.
https://www.nicolashenry.com/kitihawas-chandelier
www.rioaliancafrancesa.com.br
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj
https://www.youtube.com/user/aliancafrancesarj
https://www.instagram.com/rioaliancafrancesa/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>