Abril Azul - Mês de Conscientização e Inclusão em Ação
Abril É Um Mês Especial, Pois O Dia O2 É Celebrado Anualmente Como O Dia Mundial Da Conscientização Do Autismo. Uma Oportunidade Vital Para Aumentar A Compreensão Sobre O Transtorno Do Espectro Autista (TEA) E Promover Uma Sociedade Mais Inclusiva E Respeitosa.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, este dia vai além da simples conscientização; é um convite à reflexão, diálogo e ação.
O autismo, uma condição neurológica que molda a percepção e as interações de cada indivíduo de maneira única, merece ser tratado com empatia e respeito. Cada pessoa autista possui suas particularidades, tornando a conscientização não apenas necessária, mas essencial para oferecer suporte adequado e acolhedor – Explica a Dra. Gesika Amorim, Pediatra, Pós-graduada em Neurologia e Psiquiatria, especializada em Tratamento Integral do Autismo em Neurodesenvolvimento.
Em todo o mundo, diversas campanhas ganham vida neste dia e estende por todo o mês de abril, educando o público sobre as nuances do autismo. Monumentos emblemáticos são iluminados em azul — a cor que simboliza essa causa — como um farol que chama atenção para a importância da inclusão.
É um chamado para que todos nós promovamos políticas inclusivas, apoiemos famílias, além de buscarmos investimento em educação especializada e criarmos ambientes onde cada pessoa possa florescer, independentemente de suas diferenças – Ressalta a Dra. Gesika Amorim, uma das autoras do livro Habilidades Sociais Para Autistas – 100 perguntas para ajudar nas interações com outras pessoas, publicado pela Editora Matrix.
Mais do que um momento de reflexão, o Abril Azul, a partir do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nos convoca a agir. Vamos juntos transformar esse período em uma plataforma de mudança real e significativa!
CRÉDITOS:
Dra Gesika Amorim é Mestre em Educação médica, com Residência Médica em Pediatria, Pós Graduada em Neurologia e Psiquiatria, com formação em Homeopatia Detox (Holanda), Especialista em Tratamento Integral do Autismo. Possui extensão em Psicofarmacologia e Neurologia Clínica em Harvard. Especialista em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental; Homeopata, Pós Graduada em Medicina Ortomolecular - (Medicina Integrativa) e Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>