Brasil,

Quatro brincadeiras que estimulam a alfabetização

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Enzo Feliciano
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Quatro brincadeiras que estimulam a alfabetização

Crédito: Freepik

Ludicidade ajuda a superar desafios do processo de apropriação da linguagem escrita

No Brasil, aprender a ler e escrever é um direito reconhecido em lei. Aprovada em 2018 pelo Congresso Nacional, a Política Nacional de Leitura e Escrita reconhece que a leitura e a escrita são essenciais para assegurar a plena cidadania e uma vida digna. O processo de alfabetização pode ser uma fase desafiadora para as crianças, mas algumas estratégias ajudam a superar os desafios e tornam essa jornada mais prazerosa para os pequenos.

De acordo com a coordenadora editorial da Aprende Brasil Educação, Patricia Waltiach, é preciso investir em atividades lúdicas, que ajudam a atribuir significado àquilo que se está aprendendo. “Brincadeiras como jogos de rimas, caça-palavras e adivinhações estimulam a consciência fonológica e ampliam o vocabulário, além de desenvolverem a coordenação motora e a concentração, habilidades fundamentais para o processo de alfabetização”, ressalta. A educadora ainda afirma que a ludicidade nas práticas de alfabetização fortalece o vínculo emocional com o aprendizado, promovendo a autoconfiança e a motivação, aspectos essenciais para que a criança se sinta segura e interessada em ler e escrever.

1. Caça ao tesouro

Desenhe as letras do alfabeto em uma cartolina, cortando uma por uma em seguida. Então, esconda esses cartões com as letras em determinado espaço - pode ser a sala, o quintal ou a casa, como um todo. As crianças devem ser incentivadas a encontrar os cartões e dizer qual é a letra em voz alta. “Isso ajuda a identificar o conjunto de símbolos gráficos utilizados para leitura e escrita”, diz a especialista.

2. Jogo da memória

Essa brincadeira pode ser feita com imagens de objetos cujos nomes começam com letras específicas, produzindo um conjunto de cartas com as letras do alfabeto e outro com as figuras correspondentes.. “Essa prática estimula o reconhecimento das letras e a associação de sons iniciais, promovendo habilidades essenciais para a alfabetização”, esclarece.

3. Rimas

“As rimas propiciam o desenvolvimento da consciência fonológica, permitindo à criança que perceba e manipule os sons das palavras. Ao identificar rimas, os pequenos aprendem a reconhecer semelhanças sonoras e a dividir as palavras, facilitando o entendimento de como os sons se combinam”, pontua Patricia. Aqui, quando o adulto fala uma palavra, a criança deve dizer uma outra que rime com a primeira. Essa também é uma boa opção de brincadeira em grupo, permitindo que as crianças desenvolvam, também, habilidades sociais e trabalho em equipe.

4. Nome próprio

A ideia é escrever o nome da criança com letras maiúsculas em um pedaço de papel e, em seguida, pedir que ela procure as letras correspondentes no alfabeto móvel, colocando-as na ordem correta.. “Essa atividade favorece o reconhecimento das letras e permite que a criança se envolva de forma ativa com a escrita de maneira personalizada, fazendo uma conexão afetiva com o aprendizado”, completa.

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar