Rematrícula 2025: quais os principais pontos que devem ser avaliados por pais e responsáveis?
A autora do Sistema Anglo do Ensino, Cristina Tempesta, cita o que levar em conta e explica alguns benefícios da matrícula antecipada ficial da Rede Pitágoras
Conforme o final do ano letivo se aproxima, uma importante decisão a ser tomada pelas famílias é a rematrícula escolar das crianças e adolescentes, momento que ocorre a partir do mês de agosto.
A autora do Sistema Anglo de Ensino, Cristina Tempesta, explica que essa decisão pode representar um grande desafio, uma vez que a escola tem um papel preponderante na formação acadêmica, no desenvolvimento social e no aprimoramento de habilidades e competências dos estudantes. “Com o tempo, as atribuições da escola foram ampliadas e a instituição de ensino precisou se ocupar não apenas da educação, mas também da promoção de uma formação mais ampla, que envolva valores relacionados ao convívio social, ao adensamento cultural e ao fortalecimento emocional”, afirma.
E, neste sentido, para que os pais e responsáveis tenham a certeza sobre a permanência do estudante na escola atual, a instituição deve atender às expectativas tanto dos responsáveis, quanto dos alunos. “Sendo assim, família e escola devem ter um relacionamento próximo e diálogo frequente. O recomendado é que a instituição de ensino trabalhe de portas abertas para receber as famílias e ter sempre como foco o desenvolvimento dos estudantes”, destaca.
Caso seja necessária uma mudança de escola, os pais devem ser cuidadosos, e avaliar critérios claros quanto à formação que desejam para os filhos, o que os auxiliará a descartar propostas educacionais que não vão de encontro aos valores e crenças da família. Além disso, a escola precisa ser escolhida com critérios objetivos de quem busca maior longevidade nas relações.
Segundo a especialista, uma análise cuidadosa das escolas e seus atributos pode levar a uma tomada de decisão assertiva. “Assim, a vida do aluno torna-se perene na escola, a formação proposta pela escola se completará e, com ela, o fortalecimento dos laços sociais, emocionais e afetivos, seja com os colegas, professores e colaboradores", explica Cristina.
Uma orientação importante, de acordo com a autora do Sistema Anglo de Ensino, é que, no momento da decisão os pais devem atentar-se sempre ao desenvolvimento do estudante, independentemente da idade e dos aspectos acadêmicos, sociais e emocionais.
Quatro benefícios de manter o estudante na mesma escola
A especialista elenca alguns dos benefícios da rematrícula para os alunos. Confira
- Segurança por estar com amigos: para os alunos, as construções sociais exigem dedicação, esforço e precisam ser preservadas. Com o tempo, eles ampliam a rede de relações pessoais em uma escola em que conhecem as pessoas e são reconhecidos, o que gera segurança e conforto emocional.
- Círculo maior de amizades: aprender a reconhecer os amigos e a separar esses de colegas traz amadurecimento afetivo e autoconfiança ao longo dos anos, para crianças e adolescentes. A convivência de mais tempo traz mais segurança para as escolhas e permite um círculo maior de amizades e boa convivência com os colegas.
- Amadurecimento emocional: conhecer o tipo de trabalho que a escola faz, suas regras, seus valores, as pessoas de referência dos alunos gera maior segurança e bem-estar dos alunos. A escola é lugar para eles aprenderem a exercer protagonismos, se sentirem seguros e, fará isso mais cedo, por mais tempo e amadurecerão em lugar emocionalmente confortável.
- Continuidade na formação acadêmica: escolher uma proposta de formação educacional, um projeto pedagógico que atenda à família traz segurança e conforto para os filhos. A permanência em uma mesma escola é dar continuidade para a colheita de frutos ao longo de anos, sejam os acadêmicos, sejam os sociais e afetivos. Mudar os filhos de escola ano a ano pode gerar dúvidas quanto a efetividade do trabalho escolar, trazer rompimento na construção de um processo de formação acadêmica, nas relações sociais e na saúde emocional dos alunos.
Sobre o Anglo – Com mais de 74 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 900 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares e no ENEM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>