Processo seletivo para Cursos Regulares tem vagas para cursos de Coreografia (Dramaturgia e Direção) e Dança e Performance
Inscrições vão até 25 de julho e o início das aulas acontece em agosto. Quinze vagas estão disponíveis, distribuídas entre os cursos
A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com processo seletivo aberto para turmas dos Cursos Regulares neste 2º semestre. As turmas com vagas abertas são Coreografia (Dramaturgia e Direção) e Dança e Performance.
As inscrições vão até 25 de julho, gratuitamente, pelo site da São Paulo Escola de Dança. Para o curso de Coreografia (Dramaturgia e Direção), estão sendo ofertadas cinco vagas, enquanto para o curso de Dança e Performance, estão abertas dez vagas, sendo a metade para o turno matutino e as demais para o curso vespertino.
A duração dos cursos é de dois anos, totalizando 1.600 horas de carga horária. As aulas são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e alguns sábados, das 8h às 12h; e/ou no de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e alguns sábados, das 8h às 12h). Os horários seguem as especificidades de cada curso.
As etapas do processo seletivo são uma redação, cujo tema será fornecido no momento da prova e uma vivência prática conforme exigência prevista no edital disponibilizado no site.
Cursos oferecem desenvolvimento para atuar no mercado da dança
O curso Coreografia (Dramaturgia e Direção), capacita o estudante para se tornar um profissional coreógrafo que domina a dramaturgia e direção cênica de movimentos para espetáculos.
Já o curso Dança e Performance estimula o aperfeiçoamento da capacidade performática para a dança, por meio de processos artísticos, situando sua atuação e desenvolvendo a presença de cena.
Os interessados devem ter a idade mínima de 16 anos, com Ensino Médio completo. A proposta pedagógica é desenvolver tanto o aspecto artístico, quanto o técnico, para que o futuro profissional ocupe diferentes posições na cadeia produtiva da dança e da indústria criativa. As aulas são presenciais e acontecem na sede da SPED, localizada no 3º andar do Complexo Júlio Prestes, no Centro de São Paulo.
Políticas de ações afirmativas
Na São Paulo Escola de Dança, 50% das vagas são destinadas às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e/ou relacional. Outros 20% são voltadas às pessoas pretas, pardas ou indígenas.
“A São Paulo Escola de Dança é um projeto comprometido em dar voz e espaço para a reflexão, aprendizado e troca de saberes, entendendo as especificidades da dança, diversidade de corpos e valorização da pluralidade. Neste processo seletivo, esperamos receber novos estudantes para pensarmos e construirmos juntos uma dança viva e potente”, afirma Inês Bogéa, diretora artística e educacional da SPED.
SERVIÇO
Processo Seletivo Complementar – Cursos Regulares – 2º semestre 2024 - Coreografia (Dramaturgia e Direção) e Dança e Performance
Inscrições: de 17 a 25/7
Divulgação das inscrições homologadas para as próximas fases: 26/07, no site
Redação e vivência prática: 27/07
Resultado final: 27/07, após as 14h
Início das aulas: agosto/2024
Endereço: R. Mauá, 51, 3º andar - Luz - São Paulo - SP
Edital Complementar | Cursos Regulares disponível no site
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é bailarina, documentarista, escritora e professora. É bailarina e professora, graduada em filosofia e pedagogia. É doutora em Artes com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente, é diretora artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora de cursos de especialização em arte, educação e memória, além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001 foi bailarina do Grupo Corpo e entre 2001 e 2007 foi crítica de dança da Folha de S. Paulo. É autora e organizadora de diversos livros e de mais de 70 documentários sobre dança. Recebeu diversos prêmios entre eles a Medalha Tarsila do Amaral (2022), a nomeação pela Critic’s Choice of Dance Europe, como uma das melhores diretoras da temporada 2018/2019 e o Chavaliére de Lorde des Arts et des Lettres (2024), pelo Ministério da Cultura Francês.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>