Semana do Meio Ambiente: discussões alertam para a importância do ensino em sala de aula sobre o cuidado com o planeta
A tragédia no Rio Grande do Sul chama atenção dos docentes na condução das explicações sobre mudanças climáticas e, consequentemente, dos cuidados com a natureza
Diante das inundações recentes no Rio Grande do Sul, é importante abordar com mais profundidade a importância do cuidado com a natureza e com o meio ambiente dentro da sala de aula. O professor de geografia da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, projeto voltado para o desenvolvimento profissional de educadores e gestores, Rodrigo Rafacho, explica alguns dos fenômenos naturais que ocasionaram as inundações no estado.
“De alguns anos para cá, é possível notar que a distribuição de chuvas ao longo dos meses do ano não está ocorrendo de maneira equilibrada. Isso é resultado de alguns fenômenos atmosféricos que estamos vivenciando, provocados pela alteração química e física da nossa atmosfera, mas também pelo chamado “El Ninõ”, que provoca uma mudança na temperatura média das águas no Oceano Pacífico”, explica o professor.
Rodrigo afirma ainda que é importante explicar aos alunos que tais fenômenos geraram massas de ar e de umidade, que se tornaram chuvas concentradas na região Sul, já que grande parte do restante do Brasil estava vivendo ondas de calor, o que impediu a distribuição do volume de água pelo território nacional.
Outro tema importante dentro do contexto da tragédia no Sul do Brasil, que deve ser trabalhado em sala de aula, refere-se ao combate das fake news - pesquisas da Tic Kids Online Brasil indicam que 43% dos jovens não sabem checar se uma informação da internet é falsa. A enxurrada de informações requer ênfase no letramento midiático e digital, que consiste na habilidade de selecionar e cultivar o melhor acesso às redes sociais, aos portais de notícias e à presença da Inteligência Artificial (IA).
Juliana Storniolo, diretora da FourC Learning, analisa a importância de trazer à tona a discussão sobre o conteúdo consumido pelos professores nas mídias diariamente: “Não basta apenas introduzir novas tecnologias na educação, usando a mídia como recurso de ensino. É preciso desenvolver a leitura crítica das mídias no sentido amplo, ou seja, selecionar o que iremos ‘ingerir’”, destaca Juliana.
FourC Learning – Criada a partir da expertise da FouC Bilingual Academy, escola bilíngue com 15 anos no mercado, a FourC Learning nasceu da necessidade de compartilhar métodos e conhecimentos educacionais por meio de cursos e projetos voltados ao aprimoramento e desenvolvimento de gestores e educadores. O projeto oferece desenvolvimento profissional a partir de formações e consultorias personalizadas para grupos ou escolas, disseminando as práticas aplicadas na FourC Bilingual Academy para além dos muros da escola, pensando nas necessidades específicas de cada instituição.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>