5 tendências para a educação no mundo globalizado
A chegada da Inteligência Artificial, por meio do ChatGPT, chamou bastante a atenção do mercado educacional, mas há muitos outros caminhos e aplicativos que são tendências e devem revolucionar a experiência de ensino e aprendizagem
É indiscutível que a evolução rápida das novas tecnologias tem impactado os rumos da educação e, cada dia mais, o futuro do setor tem sido debatido por especialistas. As tendências que mais têm se destacado são aquelas que dialogam com o mundo globalizado e que melhor se adaptam às mudanças e novas exigências do mercado de trabalho. Com o impacto das tecnologias no futuro da educação surgem diversas oportunidades para os estudantes aprenderem, colaborarem entre si e até se envolverem em novas formas de aprendizagem.
De acordo com o relatório “The Future of Jobs 2020”, do Fórum Econômico Mundial, estima-se que 50% de todos os funcionários vão precisar de requalificação e 40% das habilidades fundamentais que são exigidas atualmente vão mudar até 2025. Ou seja, as competências e habilidades do futuro terão que ser revisadas para atender, por exemplo, o que se entende como resolução de problemas, pensamento crítico, flexibilidade, resiliência, aprendizagem ativa, tolerância ao estresse, autogestão, entre outros.
Confira abaixo uma lista de tendências e aplicativos que estão impactando a educação no mundo globalizado e que todo educador deveria conhecer:
1 – Inteligência Artificial: Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer), criado e desenvolvido pela OpenAI, representa um avanço tecnológico que pode transcender e revolucionar a maneira como as pessoas interagem com a inteligência artificial. A ferramenta pode ser utilizada como um copiloto de aprendizagem do estudante, contribuindo para processar e monitorar informações, além de atuar dentro do seu processo de ensino e aprendizagem. Também pode potencializar as práticas pedagógicas, complementando os recursos tecnológicos que os estudantes já têm à disposição e utilizam com frequência.
2 – Educação Midiática: O EducaMídia, criado e desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta, é um programa de capacitação de professores para engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens. Com as “fake news” atingindo proporções jamais antes vistas na história, o objetivo do programa é fazer os alunos entenderem as nuances da desinformação, explorando as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional. Para isso, foi construído três competências centrais no EducaMídia: interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.
3 – Educação Internacional: Com uma proposta inovadora, foi lançada em maio de 2023, a Efígie Academy, plataforma de educação internacional cujo objetivo é oportunizar alternativas no exterior para crianças e jovens por meio de dois programas 100% online, o Duplo Diploma e o aplicativo My Way. O primeiro é resultado da parceria da Efígie Educacional com a renomada instituição de ensino Washington Academy, fundada em 1792 e ranqueada entre as 50 melhores ‘high schools’ dos EUA, unindo os currículos brasileiro e americano, visando a obtenção de dois diplomas simultâneos. Já o aplicativo My Way é uma plataforma de soluções de orientação de carreira com itinerários formativos e projetos de vida. Ele utiliza a Inteligência Artificial (IA) para que os estudantes identifiquem a carreira mais adequada ao seu perfil e permite que as escolas criem um ecossistema de orientação profissional de acordo com os objetivos dos alunos.
4 – Educação para Diversidade: A Piraporiando é uma plataforma de impacto social que atua em prol de uma educação para a diversidade, fomentando o desenvolvimento educacional antirracista, antibullying, antipreconceito e de promoção da equidade de gênero. Há disponibilidade de trilhas da diversidade para escolas (professores e estudantes) e consultorias para empresas de letramento racial, comunicação não-violenta, entre outros temas.
5 – Gamificação: A Educacross atua com gamificação para transformar a aprendizagem dos estudantes em Matemática, Lógica e Linguagem. A intenção da plataforma é trabalhar a dinâmica de jogos lúdicos para criar mais engajamento dos estudantes no ensino e facilitar a absorção de conteúdo. As trilhas de aprendizado são focadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, cujo processo de gestão é orientado por dados, facilitando o planejamento e a eficiência da plataforma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>