A importância do parquinho escolar para o desenvolvimento das crianças
Colégio Marista Glória promove revitalização deste importante equipamento auxiliar para a aprendizagem
O Colégio Marista Glória é um exemplo de instituição de ensino que aproveita o parquinho escolar para proporcionar o desenvolvimento de habilidades nas crianças
As novas descobertas, as cores e o aspecto lúdico que o parquinho infantil proporciona fazem parte do dia a dia da Educação Infantil. Por estarem ao ar livre, os parquinhos também permitem a exploração do local, possibilitam que as crianças tenham contato com a paisagem externa e o tempo, os pássaros, os barulhos de toda a escola, experimentando novas formas de estar e interagir com o novo mundo que se abre ao seu redor.
Desse modo, a interação com os amigos, com as atividades educativas e com todos os agentes que compõem o ambiente escolar, são de suma importância para a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências dos pequenos.
O Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), é um exemplo de instituição de ensino que aproveita o parquinho escolar para proporcionar o desenvolvimento de habilidades nas crianças. Recentemente, o Glória promoveu a revitalização completa desse ambiente, visando favorecer a expressão dos alunos, criando suas próprias regras e explorando objetos que se tornam seus brinquedos.
“O parquinho escolar, além de tudo, é um espaço de estímulo à criatividade, já que, além dos brinquedos físicos, pode-se usar a estrutura para propor novos jogos e brincadeiras”, explica a diretora geral do Colégio Marista Glória, Cláudia Ayres Paschoalin.
Ainda, segundo a diretora geral, os módulos de brincar que compõem o circuito do parquinho infantil promovem o desenvolvimento psicossocial, motor e cognitivo, como por exemplo:
- Escada: desenvolvimento do equilíbrio e do tônus muscular;
- Ponte pênsil: estímulo da coordenação motora, equilíbrio e da interação social;
- Tubos sonoros: desenvolvimento do raciocínio lógico, sensorial, da criatividade e da interação social;
- Escorregador: estímulo do equilíbrio, noção espacial e interação social;
- Balanço: desenvolvimento do equilíbrio, noção espacial e do tônus muscular;
- Caminho de balanços: desenvolvimento do equilíbrio, noção espacial e do tônus muscular;
- Circuito areia: desenvolvimento da interação social, criatividade, raciocínio lógico e do tônus muscular;
- Quadro de ilusão de ótica: estímulo da criatividade, noção espacial e interação social.
“Brincar é a mais potente ferramenta do desenvolvimento infantil”, finaliza Cláudia Ayres Paschoalin.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>