Volta às aulas: 5 dicas para os alunos retomarem os conteúdos de forma divertida e instruída
Nádia Moya, assessora pedagógica da Matific Brasil, orienta como as crianças podem revisitar as matérias dentro e fora da escola no retorno às atividades do segundo semestre
O período de férias é essencial para o descanso, permitindo a manutenção do bem-estar e a exploração de atividades diversas, mas também representa uma quebra na rotina escolar. Nesse contexto, retomar conteúdos ao fim das férias e ter o acolhimento adequado no retorno às aulas são movimentos fundamentais. Para Nádia Moya, assessora pedagógica da Matific Brasil, essa volta deve ser leve e estruturada, sempre prezando pelo divertimento e protagonismo da criança.
Pensando nisso, Moya propõe cinco dicas para os estudantes recuperarem o fôlego e o ritmo de estudos de forma divertida e instruída, levando a um regresso mais tranquilo à rotina estudantil. Tudo isso, com o auxílio das famílias e professores.
Games virtuais
Jogos online são ótimas opções para engajar as crianças e proporcionar uma revisão de conteúdos mais leve e divertida. Segundo a pedagoga, os aspectos lúdicos e dinâmicos dos games encorajam a revisão, ao mesmo tempo em que as crianças se divertem, dialogam, cooperam e competem de maneira saudável.
Algumas plataformas pedagógicas, como a Matific, propõem trilhas de férias, que são atividades voltadas à revisão, com o intuito de reforçar o “saber” e ensinar tópicos novos. Enquanto isso, não só o público se diverte e desafia, mas também a plataforma gera dados diagnósticos para que o educador avalie quem precisa ou não de maior assistência e quais pontos precisam ser mais bem trabalhados e revistos.
Momentos em família
Moya ressalta que produções de entretenimento com fins pedagógicos podem ser excelentes ferramentas para o aprendizado durante as férias, conciliando um tempo familiar de qualidade com o ensino. “Assistir a filmes e programas de TV ou ler livros que abordem determinados conhecimentos adquiridos em sala de aula é uma boa forma de manter o ritmo”, sugere.
Em complemento a isso, os pais podem perguntar para as crianças em momentos de conversa se elas lembram o que aprenderam em determinada matéria ou, até mesmo, proporem brincadeiras – com os tradicionais jogos de tabuleiro e montando quebra-cabeças relacionados a matérias da escola, por exemplo. “Aprender com o seu filho é uma boa forma de ajudá-lo a aprender consigo mesmo”.
Novas experiências
Nádia Moya enfatiza que a participação dos pais ou responsáveis é fundamental nesse período de férias. “Eles podem propor atividades e passeios diferentes, como ir a museus e parques, buscando dialogar com filhos e filhas e mostrar, na prática, conceitos estudados, trazendo à tona o conhecimento já adquirido no ambiente escolar”.
Para a pedagoga, “isso traz contextualizações para as crianças e contextualizar por meio de experiências é uma forma de fixar melhor o conteúdo, pois trabalha o emocional, o que sempre leva ao maior estímulo”. Novas experiências permitem o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, uma vez que esse tem mais propriedade em falar sobre o que vivenciou.
Falar sobre o que vem por aí, aplicando os conteúdos já dados
Despertar o interesse do aluno pelos conteúdos a serem discutidos nos próximos meses também é uma ótima estratégia para aumentar o entusiasmo e já começar o novo semestre com um bom ritmo. “Nos últimos dias do recesso, as famílias podem conversar sobre o que fizeram nas férias e sobre o que elas estão mais animadas para aprender no novo semestre. Esses momentos propiciam um ambiente positivo e mostram que aprender é divertido e o retorno à escola também será”, acrescenta Moya.
Além da conversa, sugerir um novo projeto que dialogue com temas que serão trabalhados pode ser uma forma de, inclusive, retomar conteúdos dados anteriormente. Desse modo, é possível aplicar tais conhecimentos e, ao mesmo tempo, criar expectativas positivas para o novo ciclo de estudos que virá. Tudo isso pode ser apresentar de forma que os “pequenos” possam intuir respostas, de modo que se sintam protagonistas nesse processo.
Acolhimento e protagonismo
Dentro da escola, é essencial que sejam gerados espaços para compartilhar o que foi feito nas férias. Esse estímulo incentiva o diálogo e aproximação com os colegas, contribuindo com o aprendizado socioemocional e promovendo o protagonismo, fundamentais para a formação dos jovens cidadãos.
“Organizar rodas de conversa e elaborar atividades artísticas, como produzir desenhos ou cantar músicas, pode ser uma excelente forma de colocar em prática a empatia, ouvir o outro, respeitar a vez do outro de falar e fazer com que o indivíduo se sinta parte integrante da escola”, propõe a assessora pedagógica da Matific Brasil. Além disso, para Moya, é importante que essas atividades de imersão não tenham caráter avaliativo, mas, sim, proporcionem momentos de reconexão do aluno com o ambiente escolar, colegas e professores, prezando também pela recreação.
Sobre a Matific - A Matific é uma plataforma pedagógica israelense que aperfeiçoa o aprendizado de matemática e de ciências exatas amparada por recursos lúdicos de gamificação. Há oito anos no mercado nacional, o produto da empresa é encontrado em instituições de ensino de todo o país e em sete localidades públicas – o estado do Paraná como um todo e outros seis municípios –, comprometendo-se assim a enriquecer a educação de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Para além dessa dedicação em auxiliar os alunos, a startup desenvolve metodologias que apoiam o educador na construção de planos de ensino adequados aos respectivos contextos, como o oferecimento de uma Avaliação Diagnóstica.
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