Terceiro eixo da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens dará atenção individualizada a estudantes e suas famílias
Estudos demonstram que dentre as estratégias com maior evidência de impacto na educação está o processo de personalização das aprendizagens
O terceiro eixo da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens visa empregar atenção individualizada aos estudantes e às suas famílias a partir dos dois primeiros eixos da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, que preveem o alinhamento estratégico dos sistemas de ensino; e o reengajamento dos estudantes para garantir o acesso e a permanência na escola.
A identificação das lacunas de aprendizagem e a recuperação dessas perdas causadas pela pandemia são de extrema importância. Dessa forma, a partir dos resultados da Avaliações Diagnósticas e Formativas, a estratégia pedagógica concretiza-se com a reorganização dos estudantes em grupos com dificuldades similares de aprendizagem e com a realização de acompanhamento individualizado, utilizando material pedagógico adequado, sob a orientação de profissionais especialmente formados para essa finalidade.
A realização dessas avaliações em larga escala em território nacional ocorre por meio da Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas. Essa ferramenta está disponível para todas às redes e escolas brasileiras, e disponibiliza avaliações para mapeamento das aprendizagens com devolutivas quanto ao desempenho dos estudantes.
Esse processo é fundamentado em estudos científicos(?) que demonstram que dentre as estratégias com maior evidência de impacto está o processo de personalização das aprendizagens. Trata-se de uma abordagem que adequa o processo de ensino aos níveis de aprendizagem dos estudantes, previamente identificados. Nesse contexto, o acompanhamento personalizado da aprendizagem é desenhado para lidar com crianças e jovens que, mesmo progredindo de um ano para outro, apresentem dificuldades sistemáticas em habilidades fundamentais.
Além do desenvolvimento cognitivo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também traz em destaque o trabalho escolar para o aprimoramento de competências socioemocionais. Os diagnósticos mais recentes demonstram que o cuidado com as emoções e o convívio social devem dominar a pauta da recuperação das aprendizagens, especialmente por conta do isolamento social. Assim, o terceiro eixo contempla ações que promovam a saúde emocional e o desenvolvimento de competências socioemocionais de profissionais da educação e de estudantes, e ainda, incentiva o envolvimento das famílias.
Diante disso, os objetivos do terceiro eixo são:
Articular ações para promover priorização curricular, metodologias educacionais, métodos de avaliação e estratégias personalizadas destinadas ao processo de ensino e aprendizagem;
Aplicar Avaliações Diagnósticas e Formativas a docentes e a gestores educacionais, com vistas ao acompanhamento de cada discente;
Disponibilizar recursos e tecnologias educacionais fundamentados em evidências científicas a docentes e a gestores educacionais;
Desenvolver estratégias motivacionais e competências socioemocionais nos discentes; e
Fortalecer as relações entre família e escola.
Entre os benefícios esperados estão a aceleração de aprendizados cognitivos, o aumento na competência socioemocional de docentes e estudantes e um maior envolvimento de famílias e comunidade escolar com os processos educacionais.
Conheça os outros eixos da Política Nacional de Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica:
- 1º Eixo – Alinhamento estratégico dos sistemas de ensino;
- 2º Eixo – Acesso e Permanência.
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