Universidades Federais assinam acordos de cooperação com universidades de Camarões
Durante a missão, foram discutidos meios de melhorar a cooperação universitária que existe entre Brasil e África.
Entre os dias 18 e 21 de abril, o Ministério da Educação (MEC) realizou uma missão internacional à República dos Camarões com o objetivo de firmar acordos de cooperação com universidades locais. Essa cooperação será realizada entre as universidades federais da Paraíba (UFPB) e do Pará (UFPA), com as universidades africanas de Yaoundé I, Yaoundé II e Dschang.
Representando o MEC estava o Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas; e a Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Stephanie Silva. Já representando as Universidades Federais estavam o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, o Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFPA, Edmar Costa e a Diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da UFPA, Maria Amélia.
Por ocasião da missão, o Secretário Wagner foi recebido pelo Ministro do Ensino Superior, o Sr. Jacques FAME NDONGO, pelo Ministro das Relações Exteriores, o Sr. Lejeune MBELLA MBELLA e pelo Primeiro Ministro da República dos Camarões, o Sr. Joseph DION NGUTE. Todas as agendas da comitiva brasileira foram acompanhadas pelo Sr. Juliano Alves Pindo, Diplomata Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil para os Camarões, pelo Sr. Paulin Martial Tchenzette, Ministro Plenipotenciário e Primeiro Conselheiro da Embaixada da República dos Camarões para o Brasil e do Sr. Abdoul Kadir, Chefe do Serviço de Cooperação Econômica, Técnica, Cultural e Científica com os países da América do Sul do Ministério da Relações Exteriores.
A Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Yaoundé II-Soa (UYII) assinaram um acordo de cooperação nas áreas acadêmica, cultural e de pesquisa. Estavam presentes na audiência de assinatura autoridades administrativas e locais de cidade de Soa, reitores e diretores da faculdade, assim como estudantes.
O acordo de cooperação tem a duração de cinco anos, renovável a pedido de uma das partes. Enquanto a Universidade de Yaoundé II está em processo de se tornar um parque tecnológico de ciências sociais; a cooperação em questão promoverá a realização de objetivos por meio da mobilidade de professores, pesquisadores, funcionários administrativos, alunos de graduação, mestrado e pós-doutorado das duas instituições.
A visita da delegação brasileira às Universidades de Dschang (UDs) levou à assinatura de dois atos. O primeiro diz respeito a um acordo de cooperação universitária entre a UFPB e as UDs, enquanto o segundo diz respeito a um acordo específico com a Universidade Federal do Pará. Os primeiros frutos dessa abordagem consistem na disponibilização de até 400 vagas nas universidades do Pará e da Paraíba à estudantes estrangeiros, o que inclui os camaroneses, meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), contempla atualmente um total de 1.620 estudantes que vieram de países africanos para estudar em universidades brasileiras, sendo 35 da República dos Camarões. Entre os anos de 2014 e 2022, foram ofertadas vagas para estudantes estrangeiros por meio do PEC-G em diversos cursos, por exemplo: medicina; agronomia; farmácia; engenharia de minas; engenharia de petróleo; contabilidade; entre outros.
Nova chamada para inscrições no PEG-G está prevista para a partir do mês de junho de 2022.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>