Com 18 anos de atuação em Paraisópolis, Pró-Saber SP fortalece a educação integral por meio da leitura e da brincadeira
Em busca de transformação social, a organização enfrenta o desafio da educação integral de qualidade. Em 2019, inaugurou uma grande biblioteca gratuita para uma das maiores favelas da cidade
Com mais de 100 mil habitantes, Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo. Além de populosa, a região é marcada pela falta de continuidade de políticas públicas em diferentes áreas e ainda com poucas opções de lazer e cultura. É nesse universo que o Pró-Saber SP trabalha há 18 anos.
Como reação à injustiça social, que gera oportunidades para crianças de bairros ricos, enquanto deixa às margens as que vivem nas periferias, o Pró-Saber SP nasceu em 2003 com o objetivo de fortalecer a educação integral de crianças da comunidade de Paraisópolis. Entre os objetivos, almejam diminuir a desigualdade de acesso à educação, respondendo aos desafios educacionais do país.
Inserido no leque educacional como um complemento da escola regular, o Pró-Saber SP utiliza a leitura e a brincadeira como ferramenta de educação e transformação, convidando as crianças a mergulharem no mundo da leitura enquanto brincam. Para potencializar seus trabalhos, desde 2019, contam com uma Biblioteca Infanto Juvenil gratuita, que está de portas abertas para toda a comunidade e além dela.
Com um rico acervo literário, a biblioteca encerrou o ano de 2021 com mais de 16.000 livros emprestados. Atualmente, 1.200 livros saem das prateleiras do Pró mensalmente, chegando em diversos lares de Paraisópolis.
Em aulas online (necessárias em tempos de pandemia) ou dentro desse espaço físico cheio de esperança, que contrasta com a realidade das periferias, o Pró-Saber SP realiza o processo de alfabetização permeado pela leitura. Inspirados na metodologia do educador Paulo Freire, valorizam o conhecimento do cotidiano, valendo a frase célebre: “A leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Dessa forma, as crianças compreendem as infinitas possibilidades que estão por trás de cada união silábica.
Focada em gerar transformação social para as crianças e a comunidade como um todo, a organização impactou, em 18 anos de atuação, mais de 10.600 crianças e jovens diretamente e mais de 42.000 pessoas indiretamente, ao levarmos em consideração que os programas acabam invadindo as casas das crianças e jovens. Ao longo de sua trajetória, contou com o apoio de grandes empresas como Ambev, Citibank, Instituto Órizon, Instituto PHI, UBS, Estater, Lote 45 e Grupo Ultra.
Por sua gestão e metodologia de ensino focada na educação integral, a organização tornou-se detentora dos prêmios Melhores ONGs, Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Cidade de São Paulo, VOA Ambev, Selo DOAR e Prêmio Itaú Unicef.
Os programas
No dia a dia, a organização conta com turmas de crianças e jovens de segunda à sexta dentro de cinco programas educacionais. O “Pró Ler & Brincar”, que possui foco na alfabetização, no qual, todos os dias, as crianças ouvem uma história em sala e depois escolhem um livro para ler em casa. Além disso, brincam em cantos pensados para acolher as mais diversas manifestações da crianças." O "Pró Jovens”, um programa voltado para o potencial da juventude e sua relação com a comunidade em que se insere. Com propósito de educação humanizada, as aulas trabalham o projeto de vida de jovens de 15 a 19 anos, além de formá-los como mediadores de leitura e brincadeira.
Como extensão do “Pró Jovens”, no programa “Pró Ler & Brincar nas Escolas”, os jovens que passaram pelo curso, levam as atividades para crianças de escolas públicas de São Paulo, criando uma conexão geracional entre as crianças e os jovens. E, acreditando que cuidar de quem cuida é fundamental para gerar transformação, o “Pró-Família” expande o alcance dos programas e atua diretamente com o entorno das crianças. Com isso, oferece aos pais ou responsáveis a experiência da leitura e da brincadeira, além de um espaço de acolhimento e escuta.
Por fim, a biblioteca do Pró-Saber SP conta com mais de 19.000 livros infanto-juvenis. Inaugurada em 2019, oferece histórias em quadrinhos, contos, gibis, romances, entre outros gêneros do universo literário. Inteiramente gratuita e de portas abertas a toda a comunidade e para além dela, atualmente mais de 6.000 pessoas estão inscritas na biblioteca para o empréstimo de livros. Feito para incentivar o lado lúdico, o espaço também conta com brinquedos que interagem com as histórias dos livros, jogos de tabuleiro e contações de histórias.
Fundação
O Pró-Saber SP foi fundado em 2003 por Maria Cecília Lins e sua amiga Sylvia. Doutoranda em Educação na PUC SP, é especializada em EPNPL (Executive Program for Nonprofit Leaders) em Stanford e em NCPI (Núcleo de Ciência pela Primeira Infância). Maria também é conselheira do Instituto Protea, Think Twice Brasil, Voa/Ambev, IABCD e do Grupo Mulheres do Brasil.
“Meu sonho é contribuir com seu conhecimento e experiência na área de educação para um Brasil mais justo e menos desigual”, conta.
O Pró-Saber SP derivou da experiência da sede carioca homônima fundada em 1987, cuja missão é difundir alternativas teóricas e práticas para responder aos desafios educacionais brasileiros. Atualmente, as organizações comungam dos mesmos ideais de educação mas suas operações são distintas.
Sobre o Pró-Saber SP
O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Fundada em 2003, tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades.
Inserido no leque educacional como um complemento da escola regular, conta com quatro programas para crianças e jovens de 4 a 19 anos, além de suas famílias e responsáveis. Desde 2019, estão de portas abertas com uma biblioteca infanto juvenil gratuita.
Em 18 anos de atuação, a organização impactou mais de 10.600 crianças e jovens diretamente e mais de 42.000 pessoas indiretamente, ao levarmos em consideração que os programas acabam invadindo as casas das crianças e jovens; e é detentora dos prêmios Melhores ONGs, Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Cidade de São Paulo, VOA Ambev, Selo DOAR e semifinalista Prêmio Itaú Unicef.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>