O papel da mentalidade no desenvolvimento dos alunos
A forma como os estudantes resolvem conflitos e aumentam seu desempenho escolar pode estar relacionada com a maneira como pensam
Por Sean Quinn*
A busca por novas práticas de ensino e o aprimoramento contínuo das metodologias de aprendizagem para ajudar os alunos a melhorarem o desempenho acadêmico fazem parte da rotina das escolas. Oferecer uma educação de qualidade que saia do lugar comum, ensinando os estudantes não apenas sobre questões básicas como matemática e português, mas também sobre personal goals - metas pessoais, em tradução livre -, é um dos maiores desafios da educação brasileira, envolvendo capacidade de reflexão crítica, resiliência e caráter, preparando-os para lidarem com os desafios do mundo contemporâneo.
É certo que muitos aspectos podem influenciar no rendimento escolar dos alunos, como questões socioeconômicas e estruturais, por exemplo. Assim, é necessário avançar nos modelos de ensino para além da simples exposição do conteúdo em sala de aula pelos professores. A proposta de novas técnicas de aprendizagem deve caminhar em sintonia com o mundo moderno, por isso, o avanço educativo no sentido de ensinar por meio de projetos, inclusive artísticos, transformando o estudante em protagonista na produção do conhecimento, é fundamental para estimular o desenvolvimento crítico, bem como o criativo.
Neste sentido, uma questão importante que deve nortear a busca da comunidade escolar por melhores resultados é o desenvolvimento de uma mentalidade construtiva ou de crescimento entre os estudantes. O impacto dessa característica mental é enorme e ajuda no aperfeiçoamento de diversas habilidades para além do acadêmico, como autoconfiança e empatia. A importância desse mindset também foi percebida pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Em um relatório sobre o assunto, a organização afirma que o desenvolvimento desse código mental deve ser um dos principais objetivos dos educadores.
A mentalidade de crescimento
O conceito de mentalidade construtiva foi desenvolvido em 2006 pela psicóloga Carol Dweck. Em seu livro "Mindset a nova psicologia de crescimento", a autora argumenta que pessoas com esse tipo de mentalidade acreditam que suas mentes têm um potencial ilimitado, estando, inclusive, em constante evolução. Ainda segundo a autora, pessoas com esse tipo de perfil mental pessoas são mais resilientes e motivadas para o sucesso e a aprendizagem.
No atual cenário em que a sociedade global está, o qual a troca de experiências e o surgimento de novas visões e percepções de mundo são constantes, uma mentalidade de crescimento é essencialmente útil para compreender tais processos e desenvolver habilidades de comportamento e reflexão, como respeito às diferenças, persistência e proatividade.
Como as escolas apoiam no desenvolvimento de uma mentalidade construtiva?
Diante das muitas vantagens de um mindset em constante transformação, desenvolver uma mentalidade de crescimento é o objetivo de muitas pessoas. Existem alguns fatores que podem influenciar nesta questão - o convívio familiar e o ambiente escolar são alguns deles. A escola tem um papel fundamental neste processo, podendo ajudar os estudantes a desenvolverem uma mentalidade de crescimento desde o momento que ingressam no espaço educacional.
Para isso, as instituições educacionais precisam estar bem equipadas não apenas com uma estrutura moderna e tecnológica, mas também com bons projetos de ensino que valorizem as aptidões pessoais de cada aluno e os estimule a se engajarem nas atividades, bem como nos processos de aprendizagem, destacando questões como compromisso e responsabilidade. Um programa de ensino de qualidade pode contribuir para o desempenho das crianças e jovens de muitas maneiras - seja incentivando-os a explorarem o potencial de suas mentes ou a enfrentarem assuntos mais complexos, como as dificuldades e o fracasso.
Dessa forma, além de ensinar os alunos que, ainda que seus projetos tenham falhado, eles não fracassaram, a escola deve auxiliá-los também a lidarem com as dificuldades que surgirem em sua trajetória, extraindo conhecimento de cada desafio superado e aperfeiçoando suas habilidades individuais de resolução de conflito e superação.
Por fim, vale ressaltar que todos podem desenvolver uma mentalidade de crescimento. Da mesma forma, também é inegável que o apoio da escola neste processo é fundamental para que as crianças e jovens desenvolvam um mindset flexível desde o início da vida escolar. Para além do impacto na vida acadêmica, esse tipo de mentalidade influencia diretamente a forma como os estudantes resolvem conflitos, problemas e lidam com os desafios do mundo contemporâneo.
*Sean Quinn é Diretor Geral na PlayPen | ECJ
Sobre a PlayPen | ECJ
Fundada em 1981, a PlayPen | ECJ inaugurou o ensino bilíngue no Brasil, tornando-se uma escola brasileira com currículo internacional integrado. Localizada na capital paulista, a escola é referência quando se fala em educação, focando no atendimento individualizado dos alunos. Em 2012, a escola foi comprada pelo grupo Cognita Schools Group, que tem sede no Reino Unido e lidera mundialmente o segmento de educação privada com mais de 85 escolas na Ásia, Europa, Reino Unido, Oriente Médio e América Latina. Com investimentos constantes nas frentes pedagógicas, tecnológicas, de infraestrutura e em programas de intercâmbio, a PlayPen | ECJ busca se consolidar como a principal escola bilíngue global do Brasil, mantendo-se, sempre, na vanguarda da educação no país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário