IES brasileiras passam a emitir diplomas digital para atender nova Lei
Faculdades menores terão até abril para emitir o certificado em novo formato
A partir deste ano, as Instituições de Ensino Superior brasileiras passarão a emitir seus diplomas dos cursos de graduação por meio do processo digital. De acordo com a nova regra, publicada na portaria 330/18 pelo Ministério da Educação (MEC), os certificados emitidos digitalmente serão válidos para atestar a formação. Faculdades menores, que não registram seu próprio Diploma, terão um prazo maior para se adequar à nova Lei: até abril de 2022.
O tradicional diploma impresso em papel moeda deixa de ser obrigatório, e passa a ser um opcional do aluno que poderá solicitar o modelo mediante custo extra, estabelecido pela instituição.
Agilidade no processo, segurança para os estudantes e para o MEC e redução da burocracia são alguns dos benefícios apontados por especialistas. Para Fabrício Pereira, responsável pela área de Inteligência de Mercado, Pricing e Parcerias da Plataforma A+, o Diploma Digital chega para automatizar um processo considerado extremamente burocrático, oferece mais segurança ao MEC enquanto auditor das informações e permite maior controle da qualidade dos diplomas emitidos no País.
Às vésperas das novas regras entrarem em vigor, especialistas alertam que as instituições ainda não estão preparadas para a mudança. Fabrício avalia que o debate está muito intenso, com as instituições se movimentando para cumprir a legislação: “As instituições têm um prazo curto para concluir o processo de adequação e o mercado não está pronto. Somente os grandes centros universitários estão muito avançados neste sentido".
Na contramão da agitação do mercado, instituições já comemoram a criação de soluções completas para o novo formato. É o caso da Plataforma A+ que reúne 350 instituições de ensino superior no Brasil somando 350 mil alunos e acaba de lançar seu modelo de diploma digital: “Nosso sistema de gestão exclusivo controla toda a vida acadêmica do aluno, da captação à emissão do diploma, simplificando a rotina das instituições de ensino associadas e garantindo agilidade e otimização dos processos", comenta o Diretor de Tecnologia, Claudionor Silveira.
A tecnologia adotada pela Plataforma A+ no produto A+ Unimestre permitirá a entrega de uma solução totalmente integrada à gestão acadêmica e financeira das instituições, preservando todo o histórico do aluno, reduzindo o tempo para preenchimento de mais de 150 campos com informações específicas. Somado a isso, o sistema de certificado digital também garante celeridade ao fluxo de assinaturas e evita que o documento seja falsificado.
A eliminação do papel e da burocracia também vai impactar positivamente no custo do processo de emissão do diploma, gerando uma economia de 75% para o aluno. Para Claudionor, aluno e sistema educacional saem ganhando com a nova lei: “Sai o papel, entra a tecnologia para permitir um processo mais auditável e transparente. O Diploma Digital vai blindar o ecossistema como um todo, evitando fraudes, trazendo mais controle e maior segurança para todos os envolvidos”, conclui.
Sobre a Plataforma A+:
Criada para oferecer toda a estrutura da gestão de ensino na palma da mão, a edtech é hoje um hub de soluções que reúne ferramentas de gestão, de aprendizagem, de comunicação e de conteúdo da Educação Básica ao Ensino Superior, facilitando a digitalização das instituições de ensino de ponta a ponta.
Com acompanhamento dos dados em tempo real, proporciona uma gestão escolar data driven, incluindo recursos de aprendizagem adaptativa e utilização de metodologias ativas de ensino. Também proporciona agilidade aos processos administrativos e potencialização da excelência acadêmica.
Atualmente a Plataforma A+ Unimestre reúne mais de 360 instituições da educação básica ao ensino superior e mais de 350 mil alunos em todo o país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário