Lançamento do Livro "O Brincar como Ferramenta de Diagnóstico e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem"
Brincadeira virou Livro - “O Brincar como Ferramenta de Diagnóstico e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem”
É brincando que também se aprende, essa frase não é apoiada em nenhuma brincadeira, teve origem nas reflexões suscitadas durante os estudos na pós-graduação e a atuação na Clínica Psicopedagógica, dos autores Renata Soares Leal Ferrarezi e Douglas Manoel Antônio de Abreu Pestana e acabou virando o livro: “O Brincar como Ferramenta de Diagnóstico e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem”.
Os autores, psicopedagogos, afirmam que os distúrbios de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Esses distúrbios podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos e acometem de 5 a 15% das crianças em idade escolar, em diferentes idiomas e culturas, sendo os específicos em leitura e escrita altamente relevantes, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015), publicação da American Psichiatric Association, de 2019.
Todo este processo foi atualizado durante a pandemia, que traz importantes diagnósticos, como a dificuldade que as crianças estão tendo após terem se afastado fisicamente do ambiente escolar e dos colegas, a mudança da rotina, isso reflete na retomada do ensino presencial. E ainda existe mais uma mudança, a de se ausentar da segurança que o lar representa, houve uma presença maior dos pais durante este período, e certamente irá gerar impactos, principalmente para as crianças menores, pois haverá um período de readaptação à escola e isso precisa ser feito.
Neste momento de retorno, uma forma de acolher melhor as crianças e ajudá-las a lidar com os próprios sentimentos, inclusive com as dificuldades de aprendizagem que podem surgir no pós-pandemia, certamente poderá ser utilizando “O Brincar” como ferramenta de facilitação da aprendizagem.
O Brincar pode ser utilizado, inclusive na escola para torná-la um ambiente divertido, acolhedor, agradável e auxiliar na adaptação pela retomada do ensino presencial, bem como ajudar a reparar as perdas da aprendizagem ocorridas com o afastamento.
O livro aborda a vertente pedagógica do Brincar e, por certo, interessa aos pais, não só para aqueles cujos filhos apresentem dificuldades de aprendizagem, mas para todos que estejam interessados em proporcionar condições mais favoráveis para o desenvolvimento socio afetivo, físico, cognitivo e linguístico de seus filhos, pois o brincar dirigido gera reflexos que acompanharão o indivíduo por toda a vida.
Serviços:
Livro - O Brincar como Ferramenta de Diagnóstico e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem
91 páginas
Autores: Renata Soares Leal Ferrarezi e Douglas Manoel Antônio de Abreu Pestana
Valor: R$ 55,00
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>