Oficinas de arte beneficiam 100 alunos de escola em Presidente Epitácio
O projeto Conexão encerrou sua programação na escola Consuelo Fernandes Magalhães Castro Dona na segunda-feira (13)
A cidade de Presidente de Epitácio (SP) sediou, desde o início de agosto, o projeto Conexão, na escola Consuelo Fernandes Magalhães Castro Dona. Em formato híbrido, a iniciativa se dividiu em cinco oficinas – Grafite, Desenho e Criatividade, Fotografia, Olhar Multimídia e Materiais Recicláveis – e encerrou suas atividades na segunda-feira (13), beneficiando cerca de 100 estudantes, que demonstraram os resultados das atividades em uma exposição dentro da instituição de ensino.
A proposta da ação foi aproximar a arte do cotidiano das crianças e jovens para que possam desenvolver, cada um à sua maneira, autonomia crítica, pautada na prática democrática do livre pensamento. “O projeto Conexão teve realmente o papel de conectar os estudantes com a cultura, a arte e a sustentabilidade, por meio das oficinas de desenho e reciclagem. Além disso, proporcionou conhecimentos aos estudantes acerca de artes antes não conhecidas por eles, como o Grafite e áreas relacionadas ao mundo midiático e à fotografia”, explica Giane Dal Ponte, PCG (Professor Coordenador Geral) da instituição de ensino contemplada.
Dal Ponte acrescenta que os benefícios das oficinas se multiplicam de várias maneiras: “As oficinas foram oportunidades para os estudantes desenvolverem habilidades, perceberem a aplicabilidade do ensino e estender isso às famílias e à comunidade. Inclusive, os responsáveis também ficaram muito satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos”, comenta.
Para a estudante Sara Gabriély Munhoz, de 13 anos de idade, as oficinas de Fotografia e Olhar Multimídia serão de grande ajuda não só para seu futuro, mas também para o presente. “Sempre me interessei sobre esse assunto e tenho certeza que me aprimorando em multimídias e em fotografia vou poder ajudar a minha avó, que faz consertos de roupas em geral, e minha mãe, que trabalha como artesã. Ao aprender a tirar as melhores fotos, nos melhores ângulos, eu posso trazer um ganho para a divulgação dos trabalhos delas.”
Projetos como esse, realizados dentro da escola, também são meios de facilitar o acesso das crianças e dos jovens aos diferentes tipos de aprendizado. “Fora a oportunidade de oferecer o ensino de atividades aplicáveis às realidades dos estudantes que já mencionei, eles puderam desenvolver isso no ambiente escolar, o que facilita bastante, pois muitos utilizam transporte [público] e seria difícil de comparecerem em outro horário. Há também a relação de aprendizagem de algo diferenciado no ambiente escolar”, complementa o PCG da escola Consuelo Fernandes Magalhães Castro Dona.
PROJETO CONEXÃO A iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Rousselot, líder global na produção de gelatinas e peptídeos de colágeno hidrolisado e Peptan ®. A ação é produzida pela Renovarte Produtora Cultural - empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de Leis Incentivo à Cultura -, em parceria com a empresa Núcleo Cultural.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>