Brasil,

Adesão ao 1º processo seletivo do Prouni de 2022 adotará regras definidas pela MP nº 1.075

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria de Comunicação Social do MEC da Sesu
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Portaria que rege a adesão das instituições ao Prouni foi publicada nesta terça-feira, 7.

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, desta terça-feira, 7, a Portaria nº 994, que dispõe sobre a adesão e a renovação da adesão ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participação das mantenedoras de instituições privadas de ensino no primeiro processo seletivo de 2022. As adesões e suas renovações já serão regidas por regras definidas pela Medida Provisória nº 1.075, também publicada ontem.

O prazo de adesão começa amanhã, 9, e termina no próximo dia 29 de dezembro. E de 3 a 7 de janeiro é o período destinado para verificação e retificação, se for o caso, dos documentos de adesão e renovação de adesão.

A portaria explicita todos os cálculos matemáticos que devem ser observados para a definição do quantitativo de oferta de bolsas no âmbito do Prouni. As alterações dadas pela MP para o cálculo das bolsas ofertadas por instituições filantrópicas, e consequentemente adotadas pela portaria, são respaldadas por decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 3 de abril de 2020, no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), nº 4.480-DF, que declarou inconstitucional o dispositivo legal referente ao art.10, da Lei nº 11.096, de 2005, que rege o Prouni. Portanto, a MP, obrigatoriamente, replica essa decisão da suprema corte, vigente desde o início do ano passado.

A Medida Provisória nº 1.075 também mantém os mesmos critérios de renda exigida antes para a obtenção das bolsas do (Prouni), portanto, quem for pré-selecionado nos processos seletivos continuará tendo que comprovar as seguintes faixas de renda per capta: até um e meio salário mínimo, para bolsa integral, e até três salários mínimos, para bolsa de 50% do valor da mensalidade.

Já quanto à ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022, para efeito da classificação na seleção, será observada a seguinte ordem de prioridades: que tenha estudado em escola pública; que tenha estudado em escola privada na condição de bolsista; e que tenha estudado em escola privada na condição de pagante.

Portanto, no momento da classificação haverá prioridade para estudantes de escola pública, quando comparados àqueles que estudaram em escola privada na condição de bolsista e de pagante. Por esta razão e com o entendimento de que a utilização do critério de renda da família é o mais relevante para efeito da distribuição das bolsas do Prouni, a MP aprimora as regras do programa ao reparar uma distorção, observada antes quando o estudante migrava de escola privada para a pública, mas era impedido de participar do Prouni, mesmo que sua família tivesse renda igual ou inferior à renda familiar de um outro estudante que sempre estudou em escola pública.

Elaborada durante processo rotineiro de avaliação da política de educação superior e consequente aperfeiçoamento de seus programas, sempre em constante diálogo com as instituições de ensino superior privadas e suas entidades representativas, a MP que aprimora e atualiza o regramento do Prouni, está respalda em situações vivenciadas e analisadas pelo MEC, em observação às demandas judiciais, à necessidade de regularização do processo de supervisão do programa e de otimizar os processos administrativos no âmbito da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar