Brasil,

Neurociência pode ajudar a melhorar a alfabetização

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Lucca
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Estudo realizado pelo Dr. Fabiano de Abreu e a Miriam da Silva Pinto, demonstram que a existência de uma ciência básica para a educação pode melhorar a educação brasileira.

O cérebro humano é notavelmente capaz de aprender, não importa em qual cultura se está inserido, as mesmas regiões do cérebro são responsáveis por descodificar diferentes símbolos e idiomas. Porém, o cérebro não é um espaço em branco de acúmulo de construções culturais. Na verdade, é um local de transformação onde o velho se torna novo.

O Plano Nacional de Educação do Brasil (PNE), já prevê a redução da taxa de analfabetismo no país em pelo menos 50% até 2024 na esperança de erradicar o analfabetismo absoluto. Atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, o Brasil ainda conta com cerca de 11 milhões de analfabetos.

Para o PHD, neurocientista e biólogo Fabiano de Abreu, a ciência tem grandes contribuições para ofertar e melhorar o cenário educacional brasileiro. Nos últimos 30 anos, as pesquisas neurocientíficas adquiriram um status indiscutível por meio do uso de metodologias experimentais que fortaleceram dados e análises, “Com base em testes de hipótese, isolando a variável em grupos experimentais e de controle, com procedimentos bem estabelecidos reconhecidos pela comunidade científica internacional, as pesquisas romperam com o mundo da especulação e amadorismo para se colocar dentro rigor científico”, afirma o especialista.

De acordo com estudos realizados por intermédio de tecnologias avançadas, o neurocientista afirma que regiões específicas do cérebro precisam ser profundamente estimuladas para desenvolvimento da capacidade de leitura. Por isso, falhas educacionais puderam ser observadas e a partir disso, pode-se sugerir soluções para correção, “Cabe ao neurocientista interpretar o volume de informação capturado por esses instrumentos, a fim de entender melhor o fenômeno dentro de uma avaliação multimodal ou multidisciplinar e, assim, chegar uma resposta”, detalha Abreu.

O estudo demonstra ainda que a capacidade de aprender é ampla e ilimitada. O cérebro se renova e se adapta a funções necessárias, demonstrando assim, que todas as áreas do cérebro podem se envolver na aprendizagem. Para uma criança aprender, mudanças devem ocorrer nas sinapses das redes neurais de cada memória e, por terem um sistema nervoso mais plástico do que o de um adulto, com uma estimulação precoce e correta, os pequenos podem ter seu potencial de aprendizagem significativamente aumentado.

Sobre o autor

Fabiano de Abreu Rodrigues é PhD, neurocientista com formações também em neuropsicologia, biologia, história, antropologia, neurolinguística, neuroplasticidade, inteligência artificial, neurociência aplicada à aprendizagem, filosofia, jornalismo e formação profissional em nutrição clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International e membro da Federação Européia de Neurociências e da Sociedade Brasileira e Portuguesa de Neurociências.

Link do artigo: https://www.jbino.com/docs/Issue05_23_2021.pdf


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar