Auxílio-educação deixa de ser priorizado pelos colaboradores e pode se tornar um benefício commodity
Somente 0,25% dos colaboradores de empresas que oferecem auxílio-educação optam pelo benefício. Seguro de vida e Assistência médica ainda são os mais procurados
Segundo um levantamento realizado pela Bematize, consultoria de benefícios flexíveis, somente 0,25% dos colaboradores de empresas que oferecem bolsas e descontos para educação, utilizam o benefício. Para chegar a esta conclusão, foram avaliadas as escolhas de mais de 7.800 colaboradores de 6 empresas que oferecem benefícios flexíveis.
Para Ronn Gabay, especialista em benefícios, o auxílio-educação deixou de ser diferenciado há um tempo. Segundo ele, isso está relacionado à crescente oferta de cursos acessíveis no mercado de educação, o que torna o produto um commodity.
“Antes notávamos a busca pelo auxílio-educação como um diferencial para ajudar o colaborador a custear cursos de graduação e pós-graduação de renomes no mercado, e com um preço elevado, que sozinho ele não conseguiria pagar. Hoje, com o surgimento de novos produtos, principalmente impulsionados pelo ensino à distância, isso mudou. O colaborador encontra opções a baixo custo e com boa qualidade. Com isso, esse tipo de benefício vem sendo deixado de lado como um diferencial”, comenta Gabay.
Ainda segundo levantamento da Bematize, o seguro de vida, benefício que até então se enquadrava como commodity, é o mais modificado pelos colaboradores de empresas que oferecem benefícios flexíveis. 88,05% dos colaboradores optaram por elevar seus capitais segurados em 2020 se comparado a 2019 no seguro de vida. A assistência médica, outro benefício muito valorizado pelos colaboradores das empresas, apresentou opções de redução do nível do plano por 16,64% dos colaboradores do grupo.
Impulsionados pela pandemia
Ronn Gabay, da Bematize, acredita que a pandemia causada pelo coronavírus também impulsionou a preferência de benefícios dos colaboradores, “Muitas oportunidades de aprendizados acessíveis e gratuitas surgiram, como é o caso das lives executivas nas redes sociais. Isso sem falar nos aplicativos de ginástica e atividades físicas, que possibilitou ao colaborador se exercitar em casa e com um baixo investimento. Tudo isso contribuiu para que ele revisse seu pacote de benefícios, priorizando aqueles que faziam mais sentido para o momento atual”, explica.
O especialista finaliza alertando que muitos outros benefícios podem se tornar commodities nos próximos anos e que as empresas precisarão reavaliar a gestão de benefícios se quiserem reter seus talentos, “Não só o auxílio-educação pode se tornar um commodity, muitos outros também entram nessa lista. As companhias deverão usar da criatividade ao compor os produtos da gestão de benefícios para atrair os melhores profissionais do mercado e ainda reter seus atuais talentos”, finaliza Gabay.
Sobre a Bematize
A Bematize é uma empresa especializada em consultoria e gestão de benefícios que preza pela inovação e tecnologia. Fundada em 7 de março de 2013, a empresa possui mais de 80 clientes ativos e seus diferenciais no setor são a consultoria em benefícios flexíveis e a transformação digital em RH. A Bematize possui atuação em todo Brasil e conta com uma equipe dedicada a desenvolver produtos tecnológicos e inovadores para o setor de recursos humanos de grandes empresas. Dentre seus clientes estão a Vivo, iFood, Amil e Deloitte. Aponta média de crescimento anual de 40% nos últimos cinco anos.
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