Escola estadual recebe “Super Festival” de práticas esportivas
Evento foi realizado pelo Instituto Superação: Formação pelo Esporte
A Escola Estadual Professora Brisabella de Almeida Nobre, na zona sul da capital, recebeu, nessa terça-feira (30), o evento de competições “Super Festival”, promovido pelo Instituto Superação: Formação pelo Esporte. Na ação, os próprios alunos da escola, junto com seus treinadores/professores, são responsáveis por organizar atividades esportivas, exercendo diferentes funções típicas do ambiente esportivo como árbitro, jornalista, fotógrafo, entre outros.
“A parceria com o instituto começou no ano passado, mas infelizmente nós não conseguimos realizar muitos treinos devido à pandemia. Agora conseguimos nos reunir após o retorno presencial. Os princípios do Superação têm muito a ver com os princípios do Programa de Ensino Integral e essa preocupação com sociemocional dos alunos’’, explica a diretora da unidade, Talita Romano Valentes.
A ideia é que os estudantes explorem todo o potencial, seja ele técnico, físico e emocional. “Nós temos uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado, e todo final de ano, nós fazemos o Festival, que geralmente une todas as escolas que participam do projeto, mas devido à pandemia, cada escola está fazendo o seu. Hoje foi um grande evento, como nós pudemos ver, e para a gente é um grande evento. Foi um trabalho lindo de professores e alunos’’, conta diretora do Instituto Superação, Joana Passos Miraglia.
A atividade escolhida na escola Brisabella foi o basquetebol. Em jogos de 10 minutos, três times se dividiram, sendo dois na quadra e um na reserva, entrando no lugar do time que perdeu dentro dos minutos estipulados. No fim, houve entrega de medalhas de mérito para todos os alunos.
“Essa experiência foi surreal, pois é a primeira vez que participo de algo assim, me ajudou muito na coragem, na autoconfiança, no espírito de equipe e isso é bastante legal para todos nós’’, disse o estudante Kauã Dos Santos Gomes, que está no 9º ano.
A professora de educação física, Mônica Gonzalez, atua há 16 anos na unidade, conta que o projeto que começou há um ano e já mostra bons resultados. “Desenvolvemos na quadra as atividades de acordo com as aulas que vamos vendo semanalmente. O festival foi sensacional, os alunos se empenharam muito, escolhendo as duplas, escolhendo os nomes das equipes a partir das competências socioemocionais ensinadas. Nós visamos sim a competição neste tipo de evento, mas sempre respeitando o próximo, respeitando os limites, incentivando um ao outro e apoiando, é muito importante esse trabalho e principalmente o espírito de união que os alunos demonstraram”, conclui.
Elaine Mota dos Santos, também professora de Educação Física, explicou que o currículo atual olha para todos os esportes, dos mais recentes aos mais antigos, não apenas os mais tradicionais. “Nós passamos por todos os esportes explicando-o na sua totalidade, regras, táticas, como jogar de uma maneira competitiva, porém sempre incentivando o outro a dar o seu melhor’’, afirma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>