Brasil,

Educação na Amazônia: Projeto Amazonas Sustentável leva educação e qualificação profissional para 21 mil pessoas de comunidades ribeirinhas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fundação Amazônia Sustentável
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Investir em educação é um dos eixos fundamentais no empoderamento das populações que vivem na Amazônia. Pensando nisso, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Petrobras desenvolveram o Projeto Amazonas Sustentável (PAS) para investir na formação de professores e de alunos que vivem em comunidades tradicionais na floresta amazônica. Criado em 2018, tem o objetivo de disseminar estratégias educacionais voltadas para a conservação ambiental e sustentabilidade nas regiões remotas da Amazônia.

A iniciativa investe, principalmente, em ações para dar voz e desenvolver ações conjuntas com as populações tradicionais que vivem em comunidades na Amazônia. E, em três anos, o PAS já tem resultados positivos: são mais de 21 mil pessoas beneficiadas com programas de educação, geração de renda, redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, entre outras ações.

Curso técnico: capacitação para a sustentabilidade

Em março deste ano, o PAS iniciou o curso técnico em Gestão de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Petrobras, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema). O curso beneficia 55 alunos do entorno da comunidade Punã, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, com o objetivo de qualificar profissionais para atuar na gestão de projetos, no empreendedorismo e na exploração de recursos naturais de forma sustentável.

Para dar suporte ao curso, que acontece de forma híbrida com aulas remotas e presenciais, o PAS ampliou e reformou o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Márcio Ayres, na comunidade Punã. Os NCS são instalações localizadas nas Unidades de Conservação onde a FAS atua, criados com o objetivo de fornecer educação para áreas remotas, além de apoiar o poder público e levar soluções em educação e saúde. São formados por salas de aula, refeitório, cozinha, biblioteca, alojamentos para alunos e professores, base operacional e laboratórios de informática. Tudo isso adaptado às realidades das comunidades ribeirinhas do Amazonas.

“Educação no Campo”: Formação de professores

Além da formação do curso técnico, o projeto também contemplou a formação de professores. Pensando no desafio de lidar com turmas híbridas, que têm alunos de diferentes idades, a temática “Educação no Campo” ofereceu capacitação para estes profissionais. Ao todo, a iniciativa contemplou quatro municípios, com 16 formações para 560 professores.

O treinamento incluiu a abordagem lúdica de aprendizagem, levando em consideração a realidade das comunidades ribeirinhas. Os docentes também foram capacitados para a elaboração de planos interdisciplinares, levando em consideração o contexto de classes multisseriadas. A iniciativa também teve o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc), via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e das prefeituras municipais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar