Educação de SP promove formação presencial do Programa de Ensino Integral
Em 2022, serão 953 novas escolas na modalidade; objetivo da formação é a implementação pedagógica
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) iniciou nesta segunda-feira (29) a formação presencial do Programa de Ensino Integral (PEI) para Supervisores de Ensino, Diretores de Núcleo Pedagógico e Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNPs) na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).
“O Programa Ensino Integral é um modelo que traz a união da gestão com o pedagógico, pelo qual se consegue trabalhar os meios e os fins na prática pedagógica. Quando conseguimos dar protagonismo para os nossos estudantes, temos muito mais chances de apoiar as nossas comunidades”, afirmou a Secretária Executiva da Seduc-SP, Renilda Peres, durante a abertura do evento.
“Em 2022, 958 novas escolas serão PEI, totalizando 2035 unidades nesta modalidade. As formações, portanto, são fundamentais neste momento de expansão”, avalia Kate de Abreu, coordenadora do Programa Ensino Integral. “O Centro de Mídias é uma ferramenta muito importante para a Efape, de apoio a formação, a projetos complementares e, por isso, agora ambos são coordenados pela Bruna Waitman”, complementa Renilda Peres.
“Nosso objetivo com esta formação nestes dois dias é focar na implementação do PEI principalmente do ponto de vista pedagógico”, explica Bruna Waitman, coordenadora da Efape. Entre os assuntos abordados, estão ‘Estruturas e metodologias do PEI e eixos’; ‘Os indicadores de processo e de resultado e os instrumentos de gestão’; ‘Expansão do PEI 2022: desafios e perspectivas’; ‘Protagonismo sênior na formação e acompanhamento dos Clubes Juvenis’; ‘Acolhimento, Projeto de vida e Eletivas’.
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário