Estudantes de São Paulo criam ferramenta digital gratuita para controle financeiro dos jovens
Denominado Piggy, a plataforma facilita o controle de gastos de forma fácil e acessível
Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), criaram uma “calculadora virtual” para ajudar adolescentes a organizar as finanças.
O objetivo do grupo, formado por Ruy Diniz Monteiro, Sophia Santos de Oliveira Schimidt e Letícia Ventura Veiga, sob orientação do professor Patrick Oliveira de Lima, foi produzir uma plataforma de fácil acesso e manuseio para que o usuário possa fazer seu controle de gastos. Em alusão aos famosos cofrinhos, os estudantes criaram um “porquinho digital”, denominado Piggy. Com apenas três sessões, ele permite ao usuário inserir dados sobre o seu saldo atual, o que entrou e o que saiu em sua conta, processo feito em menos de 2 minutos, que, inclusive mantém um histórico de todas as transações.
A ideia foi produzir uma ferramenta de controle financeiro que fosse útil socialmente, observando a realidade atual de boa parcela do povo brasileiro. Sendo assim, ele está disponível para os todos os dispositivos móveis, laptops, tabletes e computadores de mesa, com baixa complexidade de navegação para o usuário inicial. “Feito por jovens para jovens” é o slogan adotado pelo grupo.
Hoje, três a cada quatro brasileiros estão endividados. O total de brasileiros nesta situação chegou a 74% da população em setembro, 1,1 ponto percentual acima do verificado em agosto, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As obrigações das famílias, levantadas pela pesquisa, incluem cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestações de carro e de casa própria.
Outro problema identificado por uma pesquisa do SPC Brasil revela que apenas 39,5% dos consumidores anotam gastos extras, entre eles despesas com lazer, como cinema e shows; estética, como salão de beleza e manicure; vestimenta, como roupas e acessórios.
Um dos integrantes da equipe, Ruy Diniz Monteiro, aponta que boa parte dos jovens saem do Ensino Médio sem conhecer princípios básicos da Educação Financeira. Para ele, o Piggy é um contexto de educação, não apenas um dispositivo financeiro. “Acreditamos ser de interesse geral a existência de uma ferramenta completa capaz de auxiliar o jovem nas anotações de suas despesas do dia a dia, ensinando-lhe alguns dos principais termos e conceitos do setor econômico brasileiro tão importantes para a vivência e bem-estar, que seja gratuita de fácil acesso”, afirma.
Ruy ainda explica que “desde o seu início, todo o projeto é de código aberto, para servir como exemplo como uma ferramenta educacional para estimular jovens na área de desenvolvimento de software”.
Segundo o professor Patrick Oliveira de Lima, para a criação do Piggy, a equipe se baseou em um tripé totalmente voltado para a Educação Financeira, “que leva em consideração a vivência (vivenciar situações que envolvem dinheiro), linguagem Matemática (compreender o verdadeiro significado da Matemática Financeira e seus termos como juros, porcentagem, por exemplo) e a consciência (a ação vai impactar as pessoas ao meu redor?)”, explica o docente.
O projeto Piggy pode ser acessado pelo link.
No Instagram @piggyapp.oficial onde podem ser encontrados posts educativos para os usuários.
Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio
O trabalho realizado pelos alunos faz parte do projeto Hub (componente do Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio). Os Hubs, componentes eletivos e obrigatórios, têm como objetivo desenvolver as habilidades do século XXI, tais como resolução de problemas complexos, trabalho colaborativo, criatividade, relacionamento interpessoal, negociação, julgamento e tomada de decisão, negociação, entre outras, por meio de projetos envolvendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Tudo está alinhado às propostas do Ministério da Educação, em sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e, principalmente, focadas em áreas de interesse específicas e competências que vão além da grade curricular tradicional.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos integrados por formação, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em transformação constante.
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