Acolhimento dos alunos e foco emocional marcam o retorno presencial das aulas no 2º semestre
Professores vêm exercitando a escuta ativa e empática, incentivando o fortalecimento de vínculos afetivos em sala de aula
O retorno presencial das aulas já é uma realidade na maioria das escolas do país. Com mais de um ano desde o fechamento das instituições de ensino por conta da pandemia, deixar o ambiente de casa e ficar longe da família pode despertar sentimentos de ansiedade, medo e insegurança nos estudantes, principalmente entre os mais novos.
Para a professora do Ensino Fundamental do Colégio Anglo Chácara Santo Antônio, Camila de Lucca, é necessário priorizar o acolhimento dos alunos durante a retomada presencial, exercitando uma escuta ativa e empática em sala de aula. Ela explica que esse processo é importante para que as crianças tenham suas emoções reconhecidas e, assim, percebam novamente a escola como um espaço seguro.
“Alguns alunos ainda se sentem apreensivos de conviver com pessoas fora de seu círculo familiar, outros trazem sentimentos negativos referentes à pandemia e outros estão aliviados e felizes por estarem de volta. É importante ouvir cada um e atuar dentro das necessidades individuais”, afirma.
Nesse contexto, a educadora também destaca que é fundamental trabalhar com atividades em grupo que incentivem a construção de vínculos afetivos entre as crianças. Essa é uma forma de reafirmar nos alunos o sentimento de coletividade e união, necessários para ajudar os estudantes que estiverem vivenciando momentos difíceis de luto, tristeza ou solidão.
Ela ressalta que a aprendizagem não pode ser entendida como uma simples transmissão de conhecimento. Mais do que nunca, a educação precisa se tornar um processo mais humanizado e afetivo, capaz de enxergar o estudante enquanto um indivíduo dotado de particularidades e subjetividades, que impactam diretamente no seu desempenho e na sua experiência dentro do ambiente escolar.
Por fim, Camila afirma que o retorno presencial é uma oportunidade para resgatar o interesse das crianças pelo aprendizado e mantê-las mais engajadas nas aulas. “Para isso, o professor pode aproveitar as experiências do ensino remoto e aliar o que há de melhor nos dois contextos – online e presencial –, utilizando diferentes ferramentas e metodologias para tornar o aprendizado mais significativo.”
Sobre o Anglo Chácara Santo Antônio. Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Anglo Chácara Santo Antônio é o primeiro colégio do Grupo Anglo, pertencente à SOMOS Educação. A escola, que atende do Ensino Fundamental ao Médio, concentra práticas pedagógicas modernas e inovadoras, necessárias para o estudante do Século XXI, alicerçadas na tradição e força da marca Anglo. Assim, compromete-se com o desenvolvimento integral de crianças e jovens, a fim de que o mundo possa contar com cidadãos ainda mais responsáveis e conscientes de sua atuação na sociedade, trabalhando para a formação humanista, estimulando valores de responsabilidade individual, social, ambiental, para a capacidade de resolver problemas e para o desenvolvimento de soluções criativas no dia a dia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>