Novo Episódio do Educacsa Fala Sobre a Saúde e Sua Relação Com a Retomada Presencial das Aulas
Viviane Flores aborda os desafios das escolas
O retorno presencial de 100% dos alunos nas escolas traz uma importante reflexão sobre os caminhos da saúde e sua relação direta com os currículos nessa retomada. No 5º episódio do EducaCSA, canal do Colégio Santo Américo no Spotify, Viviane Flores, diretora geral do colégio, trata desse tema e faz uma importante análise sobre o desafio das escolas em ter um olhar mais atento para a saúde emocional dos estudantes, que retornam após um longo período de privações, principalmente do convívio com seus grupos e pares. “Os estudantes de todas as idades passaram por um longo período privados do convívio com seus grupos e todas as atividades que sempre foram praticadas em conjunto. Os meios virtuais favoreceram as conversas durante esse tempo, porém, não substituíram a convivência. Observar os impactos trazidos pelo reencontro é um importante papel da escola”, afirma Viviane Flores.
Para a diretora geral do Colégio Santo Américo, a saúde emocional dos estudantes é o ponto mais crítico dessa retomada porque traz a necessidade de uma readaptação das relações. “Diferentes estudos mostraram que o afastamento trouxe um agravamento da incidência de alguns transtornos psicológicos, como o aumento nos casos de depressão e ansiedade e nós sabemos que esse reencontro vem recheado de ansiedades e vai exigir das escolas um olhar atento para conciliar o momento com os protocolos de saúde”, diz Viviane.
Outros pontos abordados por Viviane Flores no podcast são a equiparação das questões curriculares, o impacto causado no funcionamento das escolas, novos modelos avaliativos e a reinvenção do corpo docente com a valorização do uso dos digitais.
Para finalizar, Viviane Flores aborda a cultura da corresponsabilidade, a importância do olhar integral para o aluno e o momento de celebração da educação.
Para ouvir o episódio na íntegra, acesse https://lnkd.in/d-6Vx_ff
Sobre o Colégio Santo Américo
Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>